Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Encontro de lideranças educacionais da Seduc alinha estratégias de melhorias em aprendizagem e gestão

Durante quatro dias, mais de 250 educadores de todas as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) do Pará participaram da formação de desenvolvimento profissional

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
11/04/2025 19h19

Para alinhar e reforçar as estratégias com foco no avanço da aprendizagem dos estudantes e melhoria da gestão educacional da rede estadual em todo o território paraense, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu o 1º Encontro de Lideranças 2025, com o tema “Desenvolvimento Profissional de Lideranças” e que tem foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025.

Durante quatro dias de formação, mais de 250 educadores, entre titulares das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), coordenadores pedagógicos, coordenadores administrativos e Técnicos de Assessoramento Pedagógico (TAPs), participaram do encontro que terminou nesta sexta-feira (11).

“O encontro foi bastante positivo e teve um resultado bastante satisfatório com todos aqueles que vieram do interior do estado participar dessa imersão durante quatro dias, em que dois dias fizemos atividades todo mundo junto, com pautas que eram de interesse de todos, e nos outros dois dividimos o grupo com pautas específicas. O resultado é satisfatório, as pessoas estão bem engajadas, bem sensibilizadas, encorajadas, para que, a partir de amanhã, possam voltar ao interior do nosso estado e Região Metropolitana renovados e na esperança de que a gente possa fazer um trabalho da melhor maneira possível”, afirmou o secretário adjunto da Educação Básica (Saeb) da Seduc, Júlio Meireles. 

Ainda de acordo com ele, os temas debatidos durante a formação são fundamentais para a melhoria na gestão das DREs e aprendizagem dos estudantes. “Aqui foram debatidas várias temáticas que ajudam a melhoria da gestão, seja na perspectiva da melhoria da aprendizagem, seja no processo de liderança, seja no engajamento da comunidade interna e externa, seja na melhoria do fluxo escolar da proficiência para o Saeb. Nós passamos por várias temáticas que agora precisam dar continuidade com outras formações que nós vamos continuar fazendo na medida que a gente vai viajar para o interior do estado, para cada área geográfica e continuar fomentando essas iniciativas que, a meu ver, foram bem plantadas e, certamente, a gente colherá os melhores frutos com o resultado da avaliação de larga escala como o Saeb”, ponderou o secretário Júlio. 

O dirigente Jonas Farias, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Curralinho, na Região de Integração do Marajó, acredita que a iniciativa com certeza potencializou o trabalho dos gestores. “A formação foi muito boa porque abordou temas como a gestão das DREs, tanto a gestão quanto a parte pedagógica do funcionamento da educação, a nível de DREs regionais, mas a nível de estado também. Além do foco nas questões administrativas, todo o funcionamento, toda a estrutura administrativa, tirando as nossas dúvidas, dialogando com as regiões do Pará, isso é um fator preponderante e primordial com análise de dados e levando em conta o foco no Saeb 2025 e eu acredito que nós estamos saindo daqui fortalecidos. Com fortalecimento da gestão, da questão pedagógica e administrativas”, comentou. 

Desenvolvimento profissional - Dentro da programação, os técnicos de acompanhamento pedagógico (TAPs) das DREs participaram de formações específicas no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), em Belém. Segundo o professor Michel Santa Rosa, um dos responsáveis por conduzir a formação no Ciseb, o encontro é fundamental para efetivar ações que contribuam para o avanço da educação pública paraense. “A formação trata sobre o desenvolvimento profissional de lideranças e nós estamos aqui com os TAPs que têm um papel fundamental dentro da educação na rede, uma vez que vão monitorar, acompanhar, orientar as ações que são realizadas dentro das nossas escolas para que essas ações possam se traduzir e refletir em resultados que já foram previamente estabelecidos dentro do nosso planejamento estratégico e que procuram na verdade melhorar o nível da educação de ensino e aprendizagem dentro do nosso estado”, ressaltou.

“Esse encontro entre os nossos dirigentes, os técnicos de acompanhamento pedagógico e coordenadores foi um momento muito proveitoso porque foi uma semana para estarmos juntos, acolhidos pela Seduc, com uma formação direcionada exatamente para o trabalho que a gente vai realizar ao longo do ano. Inclusive, esse ano é um trabalho em que a gente está focado nas ações do Saeb. Esse momento de alinhamento de estratégias está sendo perfeito para a gente”, avaliou Guilfrancis dos Santos, TAP da DRE Bragança.

Saeb 2025 - O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mede o desempenho dos estudantes, influencia o Ideb e orienta o planejamento pedagógico das escolas públicas. Aplicado a cada dois anos, representa um desafio para instituições de ensino em todo o País.

Entre as mudanças previstas para 2025, destacam-se:

- Transição para matrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Saeb censitário (Língua Portuguesa e Matemática para o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio);

- Inclusão de testes e questionários em Braile, além de atendimento especializado com ledor para estudantes do 9º ano, e

- Aplicação experimental de itens de resposta construída.

Avanço no Ideb - Criado em 2007, o Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) reúne dois indicadores essenciais para a educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado com base nos dados de aprovação do Censo Escolar e nas médias de desempenho do Saeb, sendo divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

No Ensino Médio, o avanço dos estudantes paraenses foi expressivo. Em 2021, o Estado ocupava a penúltima colocação nacional (26º lugar). Com a nova amostragem, em 2023, subiu para a 6ª posição, alcançando um Ideb de 4,3, marcando o maior crescimento da história do Ideb no Brasil. O desafio, agora, é manter essa evolução e consolidar o ensino público estadual entre os melhores do Brasil.