Obras de pavimentação valorizam imóveis e garantem mais qualidade de vida para a população
Somente na Região Metropolitana de Belém, o Governo do Estado já executou mais de 540 km de asfalto
Mais de 540 km de asfalto já foram executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), na Região Metropolitana de Belém, que contempla os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Barcarena. Além da melhor infraestrutura e mobilidade, a valorização dos imóveis e a maior qualidade de vida da população estão entre os benefícios dos investimentos realizados pelos programas "Asfalto Por Todo o Pará" e “Asfalto COP”.
"O Governo do Pará segue investindo em infraestrutura e mobilidade urbana para Belém e Região Metropolitana. No caso da capital paraense, além do ‘Asfalto Por Todo o Pará’ e os convênios com a Prefeitura, também estão garantidos os investimentos em pavimentação asfáltica como legado da realização da COP 30. Esse é um serviço que traz dignidade, emprego, renda, valorização do cidadão, fazendo com que os serviços públicos, como a ambulância, viaturas policiais e o caminhão coletor de lixo, estejam disponíveis no dia a dia das pessoas”, ressalta o titular da Seop, Ruy Cabral.
Moradora há 30 anos do bairro Curió-Utinga, em Belém, a autônoma Maria Angélica Araújo, que já enfrentou períodos de alagamentos e perdeu móveis em épocas de chuva, ressalta as melhorias que vive desde a entrega da recente pavimentação das vias, no ano passado. “Hoje em dia, temos dignidade e qualidade de vida, sem precisar enfrentar inundações e colocar sacolas nos pés para sair de casa. Não vivemos mais com lama, sujeira e bichos, graças ao olhar do Governo para o nosso bairro. Benefício que alcança até as nossas casas, que foram valorizadas com a chegada do asfalto”, celebra.
Os serviços executados pelo programa incluem asfaltamento, terraplenagem, drenagem superficial, calçada, meio-fio e sinalização. Os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, respectivamente, são as principais cidades da Região do Guajará contempladas com as iniciativas de pavimentação do Estado.
A vendedora Andreza Silva, moradora de Outeiro, agora consegue ir para o trabalho sem precisar pisar na lama, porque duas ruas do trajeto entre o trabalho e a residência foram asfaltadas. “Quando eu deixava o trabalho, que fica na avenida Paulo Costa, eu tinha que enfrentar o alagamento nas transversais, ou pela rua São Paulo ou pela rua Guajará. As ruas alagavam e a água chegava até o meu joelho, mas eu tinha que passar porque era o acesso mais rápido para o deslocamento. Hoje, a rua está asfaltada, os moradores conseguem passar com os carros, as crianças brincam na rua, as pessoas podem ficar nas portas das casas. Antes essa realidade não existia”, pontua.
ASFALTO COP - Além dos recursos do Tesouro Estadual, as obras de pavimentação para a COP 30 são realizadas por meio de convênio firmado entre o Governo do Pará e Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. Em Belém, a pavimentação inclui 126 quilômetros de vias, mais de R$ 166 milhões em investimentos para transformar a infraestrutura da cidade e a vida das pessoas.