Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E BEM-ESTAR

Corrida Universitária da Uepa volta às ruas de Marabá na manhã de domingo

'Quem não corre, caminha' é o slogan do evento, que tem 326 participantes inscritos e categorias que valorizam a diversidade

Por Guaciara Freitas (UEPA)
11/04/2025 12h31

Quem vive em Marabá, na Região de Integração Carajás, no sudeste paraense, terá no próximo domingo (13) um evento esportivo que promove saúde e bem-estar. “Quem não corre, caminha” é o slogan da 6ª Corrida Universitária de Marabá, realizada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus VIII, com largada às 6h30, na Avenida Hiléia Agropólis do Incra, para um percurso de 5 quilômetros. Estão inscritas 326 pessoas, nas seguintes categorias: comunidade geral, comunidade universitária, atletas com deficiência e LGBQTIA+.

Além dos kits, entregues nesta sexta-feira (11), os participantes terão direito a atividades de aquecimento, café da manhã, cobertura fotográfica, guarda-volume, medalha de participação, pontos de hidratação, serviços de saúde e sinalização do percurso. 

Marinalda Gomes Apinagés, servidora da Uepa, participa desde a primeira edição, em 2017, e aponta vários benefícios, incluindo a diferença de peso, passando de 86 para 77 quilos, o que garante mais qualidade de vida. “Depois da primeira corrida entrei no grupo de corrida VIVA+ para melhorar meu desempenho, e também vou à academia”, acrescentou.

Entrega dos kits aos participantes

Participação - A coordenadora do campus VIII, professora Danielle Monteiro, informou que a corrida universitária surgiu quando ela e a equipe do campus perceberam que, “mesmo com um calendário de corrida tão extenso, elas são muito voltadas para uma categoria. Então, a gente propôs a atividade, porque não tinha corrida universitária, que não é restrita à Uepa, nem só aos universitários, mas para toda a população”.

Embora seja aberta à comunidade externa, de acordo com a coordenadora, a corrida universitária é um projeto da Uepa, instituído pela “Resolução nº 4.207, de 2024, do Consun (Conselho Universitário), que acolhe o projeto de extensão corrida universitária de Marabá”.

Avaliação - O interesse da população pela corrida mostra o êxito da atividade. Após cada edição, a comissão organizadora disponibiliza um formulário de avaliação do evento, o que levou à inclusão da categoria LBTQIA+ e também a redução do percurso, que passou de 7 km para 5 Km. “Em relação ao percurso, muitos pediram para ser 5 km, até porque, como é o início do ano, muitas pessoas estão iniciando essa atividade física da corrida de rua. A pauta, esse ano, foi atendida”, informou Danielle Monteiro.

Orientações da comissão organizadora

● Chegar com antecedência de 1 hora ao local de largada;

● Ao sentir cansaço, diminua o ritmo da corrida. Se necessário, caminhe;

● Após o recebimento do kit não haverá substituição de qualquer item;

● É proibido fumar e/ou ingerir bebidas alcoólicas;

● Entrega da premiação a partir de 8h, conforme cronometragem geral de cada modalidade;

● Estar em dia com a avaliação médica;

● Evitar o consumo de alimentos de difícil digestão na véspera. Dê preferência às frutas;

● Ingerir bastante líquido para não desidratar;

● Início do aquecimento dos participantes: 6h;

● Ler o Regimento Geral e as orientações;

● A participação é pessoal e intransferível, sem substituição;

● Praticar esportes regularmente. Assim, obterá melhor qualidade de vida;

● Prazo máximo de 1h30 (uma hora e trinta minutos) para concluir o percurso;

● Troféu de maior equipe;

● Uso obrigatório do número de peito. Sujeito à desclassificação, e

● Utilizar tênis confortável e roupa leve.