Estado apresenta 75% de redução no número de crimes de roubos no 1º trimestre de 2025
Dados são da Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) que segue registrando redução nos indicadores de criminalidade nos últimos anos
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), divulgou na quinta-feira, 10, dados que apontam uma redução de 74,98% em relação ao crime de roubo no primeiro trimestre de 2025, quando comparado com o mesmo período de 2018. O indicador aponta também uma redução de 22,05% em relação aos três primeiros meses de 2024. As informações foram computadas pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Os números apresentam ainda redução somente no mês de março deste ano com queda de 11,64% nos crimes de roubo, em comparação ao mês de março de 2024.
Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, a apresentação dos números é um compromisso do Estado com a sociedade, onde a atuação da segurança pública vem se mantendo constante na redução da criminalidade, com destaque para os últimos seis anos, em relação aos registros de roubo.
“Nesse primeiro trimestre do ano conseguimos reduzir, mais uma vez, o número de registro de roubos, especialmente quando comparamos com seis anos atrás, quando o estado registrava índices altos do crime, e hoje conseguimos nesse período, uma redução de um pouco mais de 74%. Os números nos mostram que o trabalho que vem sendo feito surte resultados positivos, fruto de uma atuação forte das polícias nas ruas, das investigações e elucidação célere e da integração com as agências de inteligência que nos auxiliam nas atividades de segurança desenvolvidas pelos estado”, disse Ualame Machado.
Redução - De acordo com os dados apresentados no ano de 2025, nos três primeiros meses, foram computados 5.034 casos de roubo no Pará. Em 2024, no mesmo período, foram registrados 6.458 casos, o que aponta a redução de 22,05%. Já em relação a seis anos atrás, o número de casos registrados foi de 20.117, uma queda acentuada no índice quando comparado ao período de Janeiro a Março deste ano, indicando 74,98% de queda no crime de roubo em todo o Pará.
Somente o mês de Março também apresentou redução, quando comparado com Março de 2024 e de 2018. Segundo os números, o Pará computou, nesse anos 2.725 registros de roubos, enquanto que no mês de março de 2024 foram registrados 3.084 casos. Já em Março de 2018 foram computados 10.132 casos do crime, o que representa uma redução de 73% nos registros em seis anos da atual gestão.
Com os números divulgados, o mês de março, assim como o primeiro trimestre deste ano apresentaram ainda, o melhor resultado na linha histórica desde 2010 em relação ao crime de roubo em todo o Pará.