Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia realiza treinamento para formação da Brigada de Incêndio

Treinamento reforça o compromisso da instituição com a segurança e a prevenção de acidentes e proteção da vida de todos no ambiente hospitalar

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
11/04/2025 10h49

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), promoveu um treinamento intensivo para a formação da Brigada de Incêndio da unidade hospitalar, nos dias 9 e 10 de abril. A capacitação objetivou preparar os profissionais para reconhecer situações de emergência, avaliar riscos e atuar no combate a incêndios, além de instruí-los sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e a execução do plano de evacuação.

A formação de Brigada de Incêndio é fundamental para proteger a vida de todos que transitam no ambiente hospitalar, além de proteger o patrimônio público estadual. O treinamento contou com carga horária de 16 horas, e reuniu 40 profissionais, reforçando o compromisso da instituição com a segurança e a prevenção de acidentes.

No primeiro dia, as atividades foram iniciadas com uma aula teórica ministrada no Auditório do hospital pelo socorrista Rogério Campos. O conteúdo abordou o atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros, com orientações sobre procedimentos iniciais em casos de emergência. Em seguida, foi realizada uma atividade prática na área externa do HGT, onde os participantes participaram de simulações de incidentes e foram treinados em como atuar em equipe para garantir uma resposta eficiente.

De acordo com Leticia Santana, técnica de segurança do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT), a Norma Regulamentadora NR-23, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, determina que a presença de uma brigada de incêndio em ambientes organizacionais, incluindo hospitais, é obrigatória.

“A presença de uma equipe capacitada para atuar em situações de emergência é essencial para garantir a segurança de pacientes, colaboradores e do patrimônio da unidade. Treinamentos como este fortalecem a cultura de prevenção, promovem respostas mais rápidas e eficazes diante de ocorrências críticas e contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro e preparado”, destacou a profissional.

No segundo dia, o treinamento foi conduzido pelo Bombeiro Civil Diones Gonçalves, que apresentou os diferentes tipos de extintores e suas aplicações, destacando também pontos críticos de segurança na unidade hospitalar, como o abastecimento de gás da cozinha e o armazenamento de oxigênio. A equipe também recebeu instruções sobre protocolos de segurança em caso de acidentes envolvendo esses elementos. Posteriormente, os profissionais participaram de uma atividade prática, onde aprenderam a manusear corretamente os extintores e hidrantes para o combate inicial a incêndios.

O diretor do HGT, Eduardo Pereira, destacou que a capacitação reforça o compromisso da instituição com a segurança e a prevenção de riscos para colaboradores, usuários, acompanhantes, colaboradores e visitantes. "Nosso objetivo é garantir um ambiente ainda mais seguro para pacientes e colaboradores. O hospital segue crescendo, e é fundamental que a equipe esteja preparada para lidar com situações de emergência. Com essa capacitação, temos uma brigada treinada e pronta para atuar sempre que necessário", afirmou o gestor.

O usuário do Ambulatório de Ortopedia João Campos, 24 anos, que esteve presente no hospital durante o treinamento, aprovou a iniciativa. “Saber que os profissionais estão treinados para agir em emergências nos dá mais tranquilidade. É muito bom ver que o hospital se preocupa não só com o atendimento médico, mas também com a segurança de todos”, afirmou.

A formação da Brigada de Incêndio do HGT representa um avanço na segurança hospitalar, garantindo que a equipe esteja apta a agir com rapidez e eficiência diante de situações de risco, promovendo um atendimento mais seguro e preparado para emergências.

Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo INDSH, em parceria com a Sespa. O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 99395-4813.