Hospital Regional do Tapajós promove ação de saúde com mais de 3 mil atendimentos
Governo do Pará apoiou a iniciativa pelo Dia Mundial da Saúde e beneficiou moradores de Itaituba e municípios vizinhos com serviços e orientações
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, transcorrido em 7 de abril, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, promoveu uma ampla ação de saúde voltada à comunidade da região. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apoiou a ação e ofertou agendamentos de 2.310 exames de imagem e análises clínicas, abrangendo 11 tipos diferentes de procedimentos. Além disso, foram disponibilizados o agendamento de 980 consultas médicas em nove especialidades distintas, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde pública especializada.
A programação contou com o apoio da Comissão de Humanização do hospital e incluiu palestras educativas sobre prevenção e cuidados com a saúde, aferição de pressão arterial e glicemia, além de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e hepatites virais.
Seu Airton Souza, de 65 anos, é paciente de nefrologia é do município de Novo Progresso e depois de uma sessão de hemodiálise aproveitou para fazer o teste rápido.
“Gostei da iniciativa, fui bem tratado. Gosto de saber como estou indo com a saúde e, depois da minha hemodiálise, aproveitei para fazer o teste rápido. As meninas aqui me atenderam muito bem”, relatou o paciente.
Francisco Moreira, de 69 anos, morador de um bairro mais afastado do centro de Itaituba, aproveitou a programação para agendar consultas e exames.
“Vim marcar meus exames e consultas, estava precisando há algum tempo. Quando soube da ação, não quis perder a oportunidade. Foi muito bom ter esse acesso facilitado”, comentou.
Já dona Maria Raimunda, de 77 anos, natural de Alenquer e moradora da região do Tapajós há muitos anos, também participou da ação para cuidar da saúde. “Vim marcar minha consulta e fazer meu check-up com algumas especialidades. É importante aproveitar essas ações porque fica mais fácil pra gente conseguir atendimento”, afirmou.
A diretora do 9º Centro Regional de Saúde (9º CRS) de Santarém, Aline Liberal, destacou a importância da ação para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
“Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com o bem-estar da população. Ampliar o acesso aos serviços de saúde é fundamental, especialmente em uma região com tantas demandas como o sudoeste paraense”, afirmou.
Para o diretor-geral do Hospital Regional do Tapajós Jefferson Barbosa, a ação tem um impacto significativo na vida dos moradores da região.
“Estamos falando de uma programação que envolve centenas de atendimentos em um curto espaço de tempo, com qualidade e acolhimento. Essa ação fortalece a presença do Estado na região do Tapajós e demonstra o compromisso com uma saúde pública cada vez mais acessível e humanizada”, concluiu.
A programação encerra nesta sexta (11), beneficiando mais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecendo o vínculo entre a comunidade e o Hospital Regional do Tapajós, referência em média e alta complexidade na região.
Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o hospital pertence ao Governo do Pará e conta com 153 leitos, incluindo UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal. Com essa estrutura, a unidade tem um papel de destaque na oferta de assistência especializada e descentralização dos serviços médicos.
Texto de Sammya Ferreira