Em cinco anos, Detran aumenta mais de 100% a certificação de mototaxistas
Segurança e educação são a base da formação da formação no transporte de passageiros nos municípios paraenses

O Pará tem a maior frota de motocicletas do Brasil proporcional à população. Em 2024, foram identificadas 1.203.639 motos circulando no território estadual, parte delas usada para atividade remunerada por mototaxistas e motofretes.
Essas profissões se consolidaram como um dos principais meios de transporte de pessoas no Pará. Para qualificar cada vez mais esses condutores, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) tem aumentado a oferta do Curso de Capacitação e Atualização de Mototaxistas e Motofretistas em todo o Pará. De 2019 a março de 2025, mais de 4.500 profissionais foram certificados, representando um aumento de mais de 100% nos últimos cinco anos.

A formação é obrigatória a cada cinco anos e atesta a capacidade técnica deles exercerem a atividade remunerada. O curso é dividido em módulos teórico e prático, conforme exigido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
O conteúdo do curso aborda os principais aspectos da legislação de trânsito, bem como ética, cidadania, saúde, comportamento e fatores de risco e como realizar o transporte seguro dos passageiros. A legislação também exige uma prova certificadora após a realização, e a documentação que será vinculada à CNH Digital.
Ao todo, 55 municípios já receberam a formação. Belém, Altamira e Marabá, cidades de grande concentração populacional, possuem o maior número de mototaxistas capacitados pelo Detran. “Durante os cursos, nossos instrutores destacam os principais aspectos da legislação de trânsito e o que vem mudando nos últimos anos no Código de Trânsito Brasileiro. Mas há um ponto central também que passamos a destacar, que é a educação para o trânsito e o papel do condutor mototaxista, na segurança do serviço, seja para o próprio motorista, seja do passageiro”, explica a gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran, Jomaine Marinho.
O presidente Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens, Valores ou Passageiros em Ciclomotores ou Similares do Município de Altamira, Luiz Cardoso, está satisfeito com a atenção do Detran à categoria altamirense.

“Quando o Detran vem aqui nos qualificar a gente fica muito satisfeito não só porque está na lei, mas porque nos qualifica a ter inteligência emocional para lidar com as condições adversas da via e do passageiro em um trânsito muito perigoso, como é o de Altamira. Com o curso o trabalho do mototaxista se eleva para outro patamar de qualidade”, afirma.
Neste mês de abril o Curso de Formação e Atualização está certificando mais mototaxistas de Bragança. Francisco Rodrigues está participando da capacitação e destaca o conhecimento que está adquirindo para aprimorar a atividade. “Estou aprendendo coisas que eu não sabia, até porque trabalho com passageiros e depois de tudo o que aprendi aqui, vou estar mais atento aos meus direitos e deveres pra carregar as pessoas com mais educação e cuidado”, garante.
Gilberto Costa também é mototaxista e está fazendo a capacitação em Bragança pela primeira vez. “Esse curso é fundamental pra gente porque só temos a prática, a parte teórica estamos tendo agora com a ajuda dos instrutores do Detran. Com certeza esse curso vai agregar muito para a qualidade da nossa atividade”, diz Gilberto.