Hospital da Mulher do Pará capacita profissionais para garantir protocolos de segurança
Atividade reforça o compromisso do governo do Estado com a qualidade do atendimento oferecido na unidade de saúde totalmente voltada ao público feminino
Em alusão ao Dia Nacional da Segurança do Paciente - 1º de Abril, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), por meio das equipes das coordenações do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP), reuniu nesta quinta-feira (10), em Belém, profissionais dos setores administrativos e assistenciais da unidade em uma programação voltada a promover o acesso e cuidado integrado na segurança do paciente.

Em dois dias de atividades, foram realizados debates em grupo sobre melhorias das ações e fluxos no acompanhamento de pacientes, além de uma “blitz” com a formulação de perguntas e respostas e um jogo sobre protocolos acerca da segurança do paciente, em um momento de interação com os profissionais de saúde.

Nayagra Baltazar, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), destacou que o objetivo é ter um termômetro em relação às equipes sobre os conhecimentos, além de conscientizar sobre a importância em relação à segurança do paciente e a qualidade na assistência. “A blitz foi escolhida porque traz uma leveza, através de atividade mais dinâmica e didática junto à equipe, trazendo assim a consolidação do conhecimento de forma leve e interativa, abordando a parte mais técnica e a aplicabilidade da segurança do paciente no dia a dia”, informou a gestora, responsável pelas comissões hospitalares e a padronização dos processos com as equipes administrativa e assistencial.
Cultura de segurança - Para a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Daiane Nunes, o olhar lúdico fortalece as informações compartilhadas, sendo um diferencial para promover a participação dos profissionais. “Trabalhar as metas de segurança de forma lúdica é uma estratégia que facilita o aprendizado e a memorização, ativando o engajamento das equipes e promovendo uma participação com maior entusiasmo. Essas atividades não apenas transmitem conhecimentos, mas também influenciam atitudes, ajudando a transformar a cultura de segurança do paciente de forma contínua”, frisou a profissional.

Uma das participantes das dinâmicas, Harumy Yamamoto, terapeuta ocupacional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMPA, classificou como fundamental a iniciativa. “Nós, da rotina da UTI, que atuamos no cuidado intensivo, consideramos que a educação continuada é necessária. Quando se propõe esse tipo de atividade, eu acredito que toda a equipe fixa ainda mais o tema de hoje, segurança do paciente, que temos de levar sempre conosco as metas internacionais. Eu acho muito importante que a gente saiba identificar o paciente, que a gente saiba se comunicar bem, que tenha essa prescrição segura, essa cirurgia segura, que a gente tenha esse controle, saiba de infecção, saiba que higienizar as mãos é importante e, principalmente, a partir da reabilitação", acrescentou a terapeuta ocupacional.

Integração - Com o tema "Mais Acesso e Cuidado Integrado", a campanha "Abril pela Segurança do Paciente", criada pelo Ministério da Saúde, reforça a necessidade de integrar os diferentes níveis de atenção à saúde e eliminar barreiras que dificultem o atendimento.
A segurança do paciente tem sido uma preocupação global. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que milhões de pessoas sofram eventos adversos evitáveis a cada ano, gerando impactos significativos na saúde pública.