Semas incentiva o avanço da educação ambiental por todo o Pará
Secretaria realizou ações nas Usinas da Paz do Jurunas e da Cabanagem, em Belém, e no município de Vigia

Durante a última quinzena de março e a primeira semana de abril, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), realizou, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), três grandes ações de educação ambiental no Estado do Pará, o curso de agentes ambientais na Usina da Paz (Usipaz) do Jurunas, a oficina de reaproveitamento de resíduos e geração de renda na Usipaz do Bairro da Cabanagem, ambas em Belém, e a capacitação em educação ambiental em Vigia, nordeste paraense.
As ações têm como diretriz difundir a educação ambiental no Pará em consonância com os preceitos instituídos pela legislação, no que tange aos princípios e instrumentos da gestão ambiental, objetivando propor políticas de elaboração, planejamento, coordenação e articulação de planos, programas, projetos e ações.
O técnico em gestão ambiental da Semas, Vandyson Costa, explica que o curso de agentes ambientais levou a temática ambiental sobre a utilização dos recursos naturais, para capacitar e desenvolver a educação ambiental junto à população. “O papel da Semas é esclarecer os pontos que interferem na qualidade de vida e possibilitar que as pessoas enxerguem o meio ambiente a partir de conhecimentos teóricos e práticos, para que a sociedade tenha situações mais favoráveis, ambientalmente falando”, enfatizou Vandilson.

“Nós devemos aproveitar tudo que a Semas está oferecendo, vou fazer esse curso para melhorar a minha educação ambiental, para levar aos meus amigos e familiares tudo que eu vou adquirir; atualmente, tudo requer sustentabilidade e coletividade”, disse Leandro Pinheiro Neto, morador do bairro do Jurunas.
A Semas também realizou uma capacitação de educação ambiental em Vigia, onde estiveram presentes os técnico da secretaria de meio ambiente de Vigia, Colares, São Caetano e Santo Antônio do Tauá, que aprenderam práticas de reutilização de materiais sólidos e líquidos, além de enfatizar a relevância do descarte adequado desses materiais, com o objetivo de preservar o meio ambiente.
A programação foi cuidadosamente elaborada para abordar temas fundamentais para o fortalecimento das práticas de educação ambiental, como a origem e os desafios da educação ambiental, e as ações desenvolvidas pela Semas.

Os conteúdos sobre legislações, impactos ambientais e sociais, perda da biodiversidade e desastres naturais também foram abordados, além de tópicos como a educação ambiental no contexto da bioeconomia paraense e a importância das diretrizes para as ações, em conjunto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as discussões sobre as Conferências das Partes.
Para finalizar, a Oficina de reaproveitamento de resíduos e geração de renda, da Usipaz Cabanagem, ensinou técnicas para a fabricação de sabão caseiro, a partir da reutilização do óleo de cozinha usado; produção de coletores de resíduos recicláveis, para incentivar o hábito da coleta seletiva e ainda a confecção de composteiras domésticas, para reaproveitamento de resíduos orgânicos na produção de adubos sólidos e fertilizante líquido.

“Eu estou muito feliz por estar participando desse curso de reaproveitamento de resíduos e geração de rendas. Amei a aula de como aprender a fazer o sabão líquido e de barra, foi espetacular, as professoras são maravilhosas, só tenho gratidão ter cursos como esses na Usina, agradeço ao governo por ter criado esse grande empreendimento aqui para o nosso bairro”, finalizou Maria da Luz, moradora do bairro da Cabanagem.
Texto: Vinicius Silva/ Ascom Semas