Uepa inscreve para Doutorado Profissional de Ensino em Saúde na Amazônia
Inscrições exclusivamente online seguem até o próximo dia 9 de maio

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Doutorado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA). Vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o PPGESA oferece qualificação stricto sensu, para profissionais das áreas da saúde e outros profissionais envolvidos em processos pedagógicos na área da saúde. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema online até 9 de maio. A iniciativa reforça o compromisso da Uepa com o fortalecimento da pesquisa e da qualificação profissional na área da saúde.
O edital oferta 16 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisas: Gestão e planejamento em ensino na saúde na Amazônia e Fundamentos e metodologias em ensino na saúde na Amazônia. Os candidatos deste processo seletivo ingressarão no doutorado no segundo semestre de 2025.
O curso tem entre seus objetivos formar doutores qualificados para atuarem na pesquisa e no ensino em saúde, com ênfase nas especificidades da região amazônica. Também quer capacitar profissionais para atuação na formulação, planejamento e gestão do ensino. Além disso, quer fortalecer a formação docente para resolver desafios regionais por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias educacionais.
O processo seletivo será conduzido por comissões formadas por docentes do PPGESA e ocorrerá vai ter as seguintes etapas: prova escrita subjetiva presencial (eliminatória e classificatória), realizadas em Belém, Santarém e Marabá; análise do projeto de pesquisa (eliminatória e classificatória); entrevista (eliminatória); e avaliação do Currículo Lattes (eliminatória e classificatória).
Os candidatos devem acessar o edital no site da Uepa, e conhecer todos os critérios de seleção. Podem se inscrever, candidatos com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), preferencialmente na área da saúde. Também são aceitos profissionais de outras áreas com, no mínimo, cinco anos de vínculo empregatício em atividades pedagógicas na saúde.
É necessário comprovar há pelo menos dois anos, atuação em ensino superior na área da saúde, possuir título de Mestre reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) ou revalidado no Brasil, se obtido no exterior e apresentar certificado de proficiência em inglês no momento da inscrição.
Laboratório
Entregue em janeiro deste ano, o Laboratório de Desenvolvimento Didático-Pedagógico em Ensino e Saúde (LADDIPES), no CCBS/ Campus II, como foco apoiar a formação em Ensino e Saúde, especialmente para alunos do PPGESA, outros estudantes, e, também, residentes, professores e preceptores. O Laboratório tem acervo bibliográfico, recursos multimídia e materiais pedagógicos diversos, um espaço dedicado às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Principais datas:
Inscrições: 9/4 a 9/5
Período de solicitação de isenção de inscrição: 9/4 a 17/4
Realização da prova escrita (1ª etapa) em Belém, Santarém e Marabá: 22/5
Análise do Projeto de Pesquisa (2ª etapa) - Resultado da segunda etapa: 13/6
Período das entrevistas (3ª etapa): 23 a 27/6
Resultado da terceira etapa: 30/6
Análise do Currículo (4ª etapa) - Resultado: 21/7
Resultado preliminar: 30/7
Resultado: 1º/8/2025
Texto de Diane Maués