Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO INFANTIL

Obras do ‘Creches Por Todo o Pará’ do Governo do Estado avançam em Mãe do Rio

Com um investimento superior a R$ 400 milhões, o programa prevê a construção de 150 creches em todo o estado, destinadas ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
09/04/2025 19h48

O município de Mãe do Rio, na região do Rio Capim, nordeste paraense, já começa a sentir os impactos positivos do programa “Creches Por Todo o Pará”, do Governo do Estado. A construção da unidade educacional atingiu 30% de conclusão e avança conforme o cronograma previsto.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Rafael Ganassoli, os trabalhos estão em ritmo acelerado. “Já finalizamos 100% da alvenaria e concluímos 80% da superestrutura, que compreende pilares, vigas e lajes de cobertura. Em breve, iniciaremos as etapas de chapisco, reboco, cobertura com telha termoacústica, impermeabilização, instalações hidrocanitárias e piso de concreto”, detalhou.

Além do avanço técnico, a obra também tem gerado emprego e renda para os moradores locais. Neto Sousa, encarregado da obra, destaca o impacto social do projeto. “Para nós é um orgulho estar prestando esse serviço que vai beneficiar muitas famílias, mães que precisam sair para trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos. Graças ao Governo do Estado, essa realidade vai mudar. Essa é uma obra de grande complexidade, que vai oferecer conforto tanto para as crianças quanto para os profissionais que vão atuar aqui”, pontuou Neto.

Entre os trabalhadores, o sentimento de orgulho e pertencimento é evidente. Raimundo Laurentino Vieira, operador de betoneira e morador de Mãe do Rio há 53 anos, fala com entusiasmo sobre o projeto. “Tenho uma criança em casa e vou ser beneficiado também. Vai ajudar muitas famílias. Já estou trabalhando há oito meses na obra, então ela já está me ajudando antes mesmo de ficar pronta. É muito gratificante trabalhar em algo que vai ficar para minha cidade”, afirmou.

Vizinho da obra, o vigia José do Nascimento da Silva, morador do bairro Castanheira, compartilha da mesma expectativa. “Tenho três crianças em casa e acredito que essa creche vai beneficiar muita gente. Nosso bairro é muito carente e isso vai ajudar muitas mães e pais. O governo está de parabéns”, declarou José.

Neto Souza encarregado geral da obra

"A educação é a base de tudo e no fazer educacional é possível gerar uma série de oportunidades, como no caso de programas e ações direcionados para infraestrutura, capazes de não apenas gerar conforto e possibilitar uma educação de qualidade, mas também de gerar renda e movimentar a economia das cidades. O Creches por Todo o Pará, da Seduc, é um programa que imprime o olhar sensível do governador e da vice-governadora em reconhecerem que embora a educação infantil seja de responsabilidade dos municípios, as crianças eventualmente chegarão à rede estadual. Acertar na base é mudar positivamente a vida das nossas crianças, que terão mais oportunidades ao longo da vida dentro e fora da escola, além do apoio fundamental para as famílias", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

Creches Por Todo o Pará

O programa é uma iniciativa educacional inédita do Governo do Estado, que visa beneficiar cerca de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente mulheres que precisam retornar ao mercado de trabalho. Com um investimento superior a R$ 400 milhões, o programa prevê a construção de 150 creches em todo o estado, destinadas ao atendimento de crianças de 0 a 5 anos.

Cada unidade é equipada com salas de aula, berçário, lactário, brinquedoteca, sala multiuso, área recreativa coberta, biblioteca e auditório. Em municípios com maior densidade populacional, serão construídas duas estruturas para atender a demanda.

Até o momento, já foram entregues creches nos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Oriximiná, Redenção e Cumaru do Norte. Outras 90 estão em fase de construção, como é o caso de Mãe do Rio.