Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional de Marabá alcançou a marca de 10 mil consultas especializadas em 2025

Especialidades mais procuradas foram: ortopedia, fisioterapia, terapia ocupacional, neurocirurgia, cirurgia geral, cardiologia e cirurgia oncológica

Por Ascom (Governo do Pará)
09/04/2025 16h21

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou, de janeiro a março de 2025, mais de 10 mil consultas em 24 especialidades médicas e multiprofissionais. O resultado reafirma o compromisso da unidade em oferecer atendimento de excelência em saúde para a população da região de Carajás.

Entre os pacientes beneficiados está Larissa Freitas, 37 anos, moradora de Marabá. Encaminhada ao ortopedista após sentir fortes dores na região lombar, ela destacou a importância do atendimento ágil e eficiente. “Estava com dificuldade até para caminhar. Graças ao diagnóstico rápido e ao início imediato do tratamento, já sinto melhoras e espero retomar minhas atividades em breve”, afirmou.

Entre as especialidades mais procuradas, a ortopedia lidera com 14% dos atendimentos. Em seguida, se destacam: fisioterapia (12,2%), terapia ocupacional e neurocirurgia (ambas com 6,1%), cirurgia geral (6,0%), cardiologia (5,9%) e cirurgia oncológica (4,3%).

Outra paciente que recebeu atendimento foi Maria Silva Costa, 42 anos, moradora de Itupiranga, na região do Lago. Encaminhada para consulta com um cardiologista devido a um quadro de hipertensão, ela ressaltou a qualidade do atendimento recebido. “O médico foi atencioso e explicou todos os detalhes do meu tratamento com clareza. Agora acredito que vou conseguir controlar minha pressão adequadamente”, declarou.

Rainara Fernandes, líder de atendimento no hospital, destacou a importância do olhar humanizado no cuidado com os pacientes. “Nosso compromisso vai além dos números. Aqui, cada paciente é recebido com empatia. Entendemos que, por trás de cada consulta, há uma história e uma vida que merece ser cuidada com respeito e carinho”, afirmou.

Especialidades

O Hospital Regional de Marabá, sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece atendimento ambulatorial em uma ampla gama de especialidades para 22 municípios do sudeste paraense.

Flavio Marconsini, diretor executivo do hospital, destacou a importância do atendimento ambulatorial na unidade. “Chegar à marca de 10 mil consultas especializadas em apenas três meses é um reflexo do compromisso e da seriedade com que tratamos nossa missão de cuidar das pessoas. Nosso objetivo vai além dos números; estamos falando de vidas transformadas, de pacientes que têm acesso a serviços de saúde de qualidade”, afirmou.

Entre as áreas contempladas estão anomalias craniofaciais, cirurgias pediátricas, geral, bucomaxilofacial, plástica, vascular/angiologia e oncológica. Além de oftalmologia, nutrição, gastroenterologia, ginecologia oncológica, terapia ocupacional, neurocirurgia, mastologia, nefrologia, neurologia, obstetrícia de alto risco, oncologia clínica, otorrinolaringologia, fisioterapia, ortopedia, cardiologia, pediatria e urologia.

Regulação

Os usuários que realizam consultas ambulatoriais no Regional de Marabá são encaminhados pela Central Estadual de Regulação, gerida pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). Para obter uma consulta especializada, os cidadãos devem passar por atendimento médico em uma unidade pública de saúde em sua cidade de origem. O médico fornecerá o encaminhamento, que o paciente deve apresentar, junto com os documentos pessoais, à Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade. A secretaria realizará o cadastro e o agendamento da consulta no Sistema Estadual de Regulação.

O atendimento no Hospital Regional do Sudeste do Pará é 100% realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 distribuídos entre UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal.