Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional do Marajó envolve usuários e acompanhantes em ação educativa sobre autismo

Desde 2007, quando a ONU instituiu o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de Abril), ações enfatizam a garantia de direitos e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Por Ascom (Governo do Pará)
09/04/2025 15h59

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, município do Arquipélago do Marajó, realizou na terça-feira (8) ação educativa em saúde em alusão ao “Dia Mundial e Nacional da Conscientização do Autismo” - 2 de Abril, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). A iniciativa, conduzida pelo psicólogo Vinicius Vanzaler, alcançou cerca de 80 usuários e acompanhantes, que aguardavam atendimento nas recepções da unidade.

"Foi muito importante a realização dessa ação de educação em saúde no contexto marajoara, no qual muitas pessoas ainda têm pouco acesso ao conhecimento científico. Foi primordial conversar na sala de espera com os usuários e acompanhantes sobre o tema do Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, enfatizou o psicólogo.

Usuário e acompanhantes tiveram acesso a informações sobre autismo necessárias no combate ao preconceito

Aprovação – Para a usuária Glaídes Guimarães Cunha, 38 anos, a ação foi fundamental para ampliar o entendimento da população sobre TEA e contribuir para o combate ao preconceito. Ela disse que já havia participado de outras ações voltadas à discussão do tema, incluindo aspectos relacionados à vivência doméstica com as pessoas com autismo. “Foi importante a conversa com o psicólogo. Gostei muito de ouvi-lo; foi bem esclarecedor. Que o HRPM continue promovendo ações assim, que a sociedade venha acolher vocês e o conhecimento, e que o amor sempre seja recíproco. Esse trabalho é fundamental!”, garantiu Glaídes.

Desde 2007, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de Abril), são promovidas ações para garantir os direitos e a inclusão das pessoas com autismo. Ao longo dos anos, o movimento evoluiu da conscientização para a aceitação, valorização e participação ativa dessas pessoas na sociedade.

O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, Bairro Centro, Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.

Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM