Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTUDOS E PESQUISAS

Trabalhos científicos e palestras de especialistas abordam Saúde Global e Amazônica no IV Congresso da Santa Casa

Objetivo é de promover a troca de conhecimentos sobre a realidade amazônica da saúde, além de revelar dados úteis para inspirar novas pesquisas e políticas públicas

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
09/04/2025 15h12

Os resultados de pesquisas e outros trabalhos científicos movimentaram a área de exposição de pôsteres do IV Congresso Amazônico nesta quarta, 09. Ao todo serão apresentados até amanhã, 10, um total de 287 trabalhos cujo objetivo é de promover a troca de conhecimentos sobre a realidade amazônica da saúde, além de revelar dados úteis para inspirar novas pesquisas e políticas públicas, como destacou Cinthia Menezes, responsável pela comissão de trabalhos científicos do evento.

“A Santa Casa já tem um histórico de hospital de ensino, pesquisa, extensão e o congresso é o espaço disponível para a divulgação dos resultados de pesquisas, tanto de estudantes quanto de profissionais. Pesquisas realizadas dentro da Santa Casa e em instituições e em todo o Estado. Vários autores trouxeram para a exposição dados epidemiológicos, mostrando onde é necessário atuar e desse intercâmbio já saíram ideias para novos projetos que vão buscar investimentos para a realização de novas pesquisas”.

Entre esses trabalhos, alguns revelaram o uso de metodologias inovadoras na área de saúde e ressaltaram aspectos regionais que podem interferir na saúde das pessoas. Um exemplo foi o pôster apresentado pela enfermeira Ingrid Tillmann, ex-residente e atualmente mestranda da Santa Casa, que teve como tema “Perfil de pacientes internadas com síndrome hipertensiva gestacional em um hospital na Amazônia Oriental”.

“A minha pesquisa é sobre a síndrome hipertensiva gestacional, que é um problema que pode ocorrer com mulheres no mundo todo, mas a gente sabe que tem as questões regionais, as questões particulares, que podem realmente influenciar esses resultados”, informou Ingrid, que observou entre essa particularidades a baixa escolarização das pacientes e fatores culturais que contribuíram para a baixa adesão ao uso de medicamentos. 

Além dos trabalhos científicos, nos auditórios dezenas de palestras também destacaram as particularidades da assistência em saúde na Amazônia. 

Doutora em ciência pela UFPA e líder da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais, a enfermeira Elizabeth Teixeira participou do evento, dentro do II Simpósio de Gestão Assistencial em Enfermagem. Em sua palestra, ela percorreu a história da enfermagem e sua relação essencial com o contexto de vida dos pacientes na palestra "De Florence Nightingale a COP 30: As Contribuições da Enfermagem Paraense em Questões Globais de Saúde". 

“Temos aí uma trilha muito grande e a enfermagem tem sim contribuído, produzindo conhecimento sobre essas dimensões da relação do contexto onde vivem as pessoas, dos modos de cuidar seguros, da questão ambiental, de locomoção, do cuidado para evitar riscos, contaminações e dar segurança e tranquilidade para as pessoas. A saúde global está lá em volta. As questões da pobreza, da vulnerabilidade, da sustentabilidade, da relação do homem com o meio”, concluiu. 

O IV Congresso da Santa Casa, juntamente com I Congresso Amazônico de Transplantes e o II Simpósio de Gestão Assistencial em Enfermagem acontecem até esta quarta, 10 de abril, no Hangar Centro de Convenções.