Estudantes participam de doação de sangue em campanha externa da Fundação Hemopa
Realizada na Estácio-FAP, a mobilização reforça o papel da comunidade acadêmica no incentivo à solidariedade e apoio às políticas públicas de saúde

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, na terça-feira (8), mais uma campanha de coleta externa de sangue, desta vez em parceria com a Faculdade Estácio-FAP, no bairro do Umarizal, em Belém. A iniciativa mobilizou principalmente os alunos da instituição, que participaram ativamente da campanha.
A coleta foi realizada em uma sala especialmente montada na Estádio-FAP, com toda a estrutura necessária para o atendimento seguro e confortável dos voluntários. A ação teve como objetivo ampliar os estoques de sangue da rede pública de saúde e fortalecer a cultura da doação entre os jovens, especialmente entre os estudantes do Ensino Superior.

Engajamento - A assistente social da Fundação Hemopa, Perla Santa Rosa, destacou o papel essencial dos estudantes no fortalecimento da cultura solidária. “A Estácio-FAP é uma parceira que compreende a importância desse trabalho. Foram feitas articulações intensas dentro da faculdade, e nossa expectativa era exatamente essa: engajar os alunos nesse gesto que salva vidas”, ressaltou.

De acordo com o professor Francisco Neto, coordenador de Pesquisa, Extensão e Internacionalização da Estácio-FAP, ações como essa aproximam os estudantes da realidade social e reforçam valores de cidadania. “A campanha já acontece há alguns semestres, e representa a oportunidade de estreitar laços com a sociedade. Acreditamos que a doação de sangue é também um compromisso com políticas públicas e responsabilidade social”, afirmou.
Oportunidade - A estudante Marcelle Silva aproveitou para realizar sua primeira doação. “Sempre tive vontade de doar, mas nunca encontrava o momento certo. Quando soube da campanha dentro da universidade, senti que era a ocasião ideal. Estar em um ambiente que faz parte do meu dia a dia, e ainda poder contribuir com uma causa tão importante, foi muito especial pra mim como discente”, contou.

Campanhas externas fazem parte da estratégia da Fundação Hemopa de descentralizar a coleta de sangue e facilitar o acesso da população aos serviços da hemorrede estadual.
Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto.
Serviço: Mais informações sobre como doar sangue e participar de futuras campanhas estão disponíveis no site oficial da Fundação Hemopa ou no Instagram @fundacaohemopa