Em Belém, Governo do Estado transforma educação paraense com entrega da 165ª escola
Unidade escolar vai beneficiar 157 alunos que também ganham nova modalidade de ensino, a educação de tempo integral

Música, apresentação de grupo folclórico e muita alegria marcaram a manhã desta quarta-feira (9), com a entrega de mais uma escola pelo Governo do Estado. Com a nova unidade de ensino, além de beneficiar a comunidade escolar, o Estado atinge a marca de 165 escolas entregues e equipadas.
Localizada em Belém, a Escola Estadual Dr. Anibal Duarte foi entregue pelo governador Helder Barbalho, que segue potencializando a educação por todo o Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A entrega de hoje, o chefe do executivo estadual reafirma seu compromisso com a educação estadual.

"Estamos entregando mais uma escola pronta, nova e equipada. É a de número 165, para garantir educação de qualidade em todo o estado. São os investimentos do Governo do Pará garantindo mais educação. Vamos cuidar da escola, vamos fazer a escola ficar sempre bonita, vamos preservar os espaços, vamos garantir qualidade educacional".
Para o secretário de educação, Rossieli Soares, uma escola nova, reestruturada é um dos passos para se alcançar uma educação de qualidade no Estado.

"Quero agradecer o governador, por mais uma vez estar acreditando na educação do nosso estado. O governador desde o início tem nos dado condições para que a gente possa avançar. E a coisa mais importante a se fazer é garantir que toda criança, todos os jovens saiam da escola aprendendo mais. Obviamente que o espaço é importante e isso a gente precisa valorizar, mas precisamos valorizar a construção, cada passo que a gente dá, que a gente coloca na vida desses jovens para que eles possam sonhar com um futuro melhor. Porque não adianta ter a escola nova e o aluno não aprender o que ele precisa. Precisamos ter o espaço, mas precisamos muito mais cuidar do ser humano em formação. Aqui deixo meu agradecimento a cada professor, professora, especialista, a todas as equipes, os diretores de estudos, esse conjunto, todo mundo remando para que a aprendizagem aumente. Eu sei que o Pará vai ser destaque nacional, crescendo novamente pela educação", destacou o secretário.

A escola foi totalmente reestruturada e equipada, beneficiando 157 estudantes do 6° aos 9° ano do ensino fundamental. A unidade também passa a ofertar 100% de educação em tempo integral, ganhando mais uma modalidade de ensino.

Aluna do 6° ano, Maria Eduarda Guimarães, se sente mais motivada agora com a escola nova, equipada, com mais conforto e climatizada. "Estou me sentindo feliz com a escola bonita, com uma quadra coberta, sala de informática para me focar mais nos estudos. Nossos estudos são um motivo de orgulho para nossos pais".

A nova estrutura escolar contará com sete salas de aula, laboratório de informática, Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), quadra coberta, refeitório, copa, sala maker, biblioteca, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, diretoria, banheiros feminino, masculino e para Pessoas com Deficiência (PcD) e depósitos.

Maria de Belém Leão, é agente administrativo e está muito feliz com a nova estrutura. "É muito gratificante a gente receber uma escola estruturada, climatizada. Estamos animados para poder trabalhar numa escola nova, entregue pelo governador. Não só nós funcionários, mas como os alunos também estão muito felizes com o novo espaço. Estamos unidos para dar tudo certo e continue avançando com a qualidade do ensino".
Empreendedorismo - A escola também elabora projetos ambientais que buscam, além de fomentar o pensamento prático sustentável de forma contínua dos alunos, gerar renda extra a eles e seus familiares, por meio do empreendedorismo.

O projeto Biojoias da Amazônia foi desenvolvido pelo professor de geografia e estudos amazônicos, André Barbosa, com alunos do 9º ano, incentivando-os a criarem biojoias utilizando sementes de frutos regionais.

"Pensamos em um projeto que dê retorno aos alunos, que fosse simples, com materiais de fácil acesso e que também ensinasse os alunos sobre as iniciativas sustentáveis, que valorizasse os recursos naturais, então pensamos na produção de biojoias com sementes", ressaltou o professor.
Com a nova modalidade e ensino, o professor vai ampliar o projeto para os alunos do 8°, envolvendo todas as turmas e assim, eles poderão produzir suas próprias peças e vender, gerando mais renda as famílias.

"Agora, com a escola de tempo integral teremos mais tempo para produzir, poderemos também estar trazendo mais pessoas que trabalham com isso, mais artesãos. E dar uma forma de empreendedorismo para eles que daqui, eles podem produzir suas próprias peças e vender", finalizou o professor André.
O projeto leva a preservação da natureza, mas também é ampliar a oportunidade de emprego de renda através desta estratégia de sustentabilidade socioeconômica para o Pará.
"Eu quero muito poder ver os alunos da Anibal tendo a oportunidade de mostrar essas biojoias durante a COP30 e poder levar uma das produzidas por cada um dos alunos. Gratidão a todos. Os avanços da educação no Pará não tem retorno, é daqui para frente, para construir um futuro cada vez mais próspero, e futuro próspero só tem um caminho, é através da educação", finalizou o governador Helder Barbalho.
Investimentos - Essa é a escola estadual de número 165 entregue pelo Governo do Estado, que desde 2019 vem investindo na qualidade da rede de ensino. O Estado conduz obras de reconstrução e construção de escolas e creches, e investe também no reconhecimento e valorização dos estudantes e professores.

Só este ano, nos três primeiros meses, já foram entregues pelo Estado seis escolas completamente reconstruídas, nos municípios de Bragança, Belém, Anapu, Cachoeira do Arari e Brejo Grande do Araguaia; e duas escolas totalmente novas em Brasil Novo e Breu Branco. Também foram entregues mais duas unidades do Programa Creches Por Todo o Pará. Uma em Redenção e outra em Cumaru do Norte. Um investimento superior a R$ 44 milhões.
Tempo Integral - Em 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou mais 49 novas escolas estaduais que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 162 escolas com esse modelo pedagógico, um número cinco vezes maior do que havia na rede pública estadual de ensino.
Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil estudantes; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso à educação integral de qualidade.