Vice-governadora celebra um mês do Hospital da Mulher do Pará com visita à unidade
O Hospital público é referência em saúde da mulher no estado

Para celebrar o primeiro mês de funcionamento do Hospital da Mulher do Pará (HMPA), a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, compareceu à unidade de saúde, onde acompanhou de perto os resultados dos atendimentos. Ela também fez uma visita às pacientes e conversou com os profissionais que atuam no hospital.
A unidade construída e entregue pelo Governo do Pará, inaugurada no dia 8 de março deste ano, vem se consolidando como referência no atendimento integral à saúde feminina no estado. Em um mês de sua inauguração, já alcançou números expressivos de atendimentos.

Conforme a vice-governadora, o novo hospital representa um salto importante para o Pará, oferecendo um diferencial para a saúde pública do Brasil e do estado, com a oferta de assistência à saúde da mulher.
"Neste primeiro mês já foram realizados 10 mil exames e mais de 300 cirurgias, cerca de 850 consultas, o que reflete no cuidado preventivo das nossas mulheres e tem agilizado o tempo de atendimento para que vivam com saúde e qualidade de vida", enfatizou Hana Ghassan.
"Estes dados não são apenas números, representam mulheres que estão recebendo cuidados essenciais, muitas vezes pela primeira vez", destaca a diretora-geral do hospital Nelma Machado, que reforça o compromisso da instituição com o atendimento humanizado e especializado.
Jaqueline Martins, 34 anos, que mora em Belém, foi uma das primeiras pacientes do Hospital a fazer cirurgia de pedra da vesícula, hoje está bem e terminando a sua recuperação em casa. "Fui muito bem tratada pelos excelentes profissionais, os médicos, enfermeiros, os profissionais da limpeza, eu achei tudo ótimo, minha pós-cirurgia foi muito boa, recebi as orientações sobre recuperação e ainda teve o leito de enfermaria reservado do paciente com o acompanhante, eu nunca tinha visto em nenhum hospital", ressaltou a paciente.

Além da realização de procedimentos cirúrgicos, consultas, exames, o hospital dispõe ainda de um serviço de pronto-atendimento dedicado ao acolhimento exclusivo a vítimas de violência doméstica e sexual, oferecendo suporte médico, psicológico e de assistência social.
Para Edna Pinheiro, 73 anos, natural do município de Abaetetuba, região do Baixo Tocantins, paciente pós-cirúrgica do hospital, as profissionais que lhe atenderam "são como filhas", e avaliou positivamente a assistência recebida. "Elas são todas ótimas. São como filhas. Me tratam com carinho, me atenderam muito bem. As horas que eu precisava, elas estavam comigo, me deram medicação, apoio para mim está tudo bom, graças a Deus", concluiu.
Outro destaque é o primeiro totem totalmente dedicado ao atendimento à mulher do país. O equipamento instalado em uma sala, dentro do hospital, oferece um auto atendimento às mulheres vítimas de violência. Neste espaço, pode ser solicitado um atendimento, seja por telefone ou via o preenchimento de uma ocorrência, inclusive, para solicitar uma medida protetiva final sem precisar de uma delegacia, além de demais orientações necessárias. Este atendimento multidisciplinar tem sido fundamental para mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo não apenas tratamento físico, mas também apoio emocional e de segurança.

Saiba como funciona o atendimento do Hospital:
Regulação - Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve inicialmente buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou outra unidade de saúde no município onde reside, ou na região mais próxima. Além disso, as Usinas da Paz também referenciam o atendimento, por meio das consultas. Caso um especialista identifique a necessidade de um atendimento especializado, o pedido de encaminhamento é enviado para a Central de Regulação do estado (CER), que é via Sistema Estadual de Regulação (SER) e verifica a disponibilidade de vaga e direciona a paciente para o local adequado.
Serviço: O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Av. Gentil Bittencourt, n° 2175. Bairro: São Brás.