COP 30: Vice-governadora Hana Ghassan ministra palestra em evento do TCM-PA
Coordenadora do Comitê Estadual COP 30, Hana Ghassan apresentou os investimentos em obras de infraestrutura e o legado do evento para o Pará

Nesta terça-feira (8), em Castanhal, na região nordeste do Pará, a vice-governadora Hana Ghassan participou do evento “Capacitação”, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), por meio Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”.
A iniciativa voltada para gestores e servidores públicos de prefeituras e câmaras municipais focou na transparência da aplicação dos recursos públicos e em melhorias dos serviços prestados à população. A vice-governadora prestigiou a abertura do evento e ministrou a palestra acerca da COP 30 (Conferência das Partes), realizada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“É muito importante a gente fortalecer as gestões municipais e que a gente possa ter esse trabalho em conjunto entre o poder Executivo, os órgãos fiscalizadores e o município. Poder estar aqui, como palestrante convidada, falar sobre este momento que vivemos no Pará, e explicar para os municípios o que é a COP, e como cada um será beneficiado, é mais que importante porque a COP não é só de Belém, é de todo o Estado do Pará”, enfatizou Hana Ghassan.

Após parabenizar o TCM-PA pela iniciativa, a vice-governadora abordou diversos temas: geração de empregos, obras estruturantes para a COP, abertura de novas empresas, crescimento do PIB do Pará, cursos de capacitação, entre outros.

“A gente poder mostrar um pouco que as pessoas aqui da região estão sendo capacitadas, melhorando a qualificação, que os hotéis de Castanhal servirão para hospedagem da COP, inclusive financiados com recursos oriundos da COP, e vão gerar desenvolvimento para toda a região e agregar valor, que é o que a gente quer, cada vez mais, os municípios fortalecidos na sua economia e no seu desenvolvimento”, explicou a vice-governadora.
A terceira edição do evento segue até a próxima sexta-feira (11) e reúne autoridades e representantes de 20 municípios vizinhos a Castanhal.

Ao longo dos quatro dias, os participantes vão receber orientações técnicas e trocar conhecimentos e experiências. Ao todo, serão ministrados 25 cursos, que abordarão temáticas voltadas para a área da administração pública.
A secretária municipal de Educação, de São Domingos do Capim, Vilma Rosa, participa pela primeira vez do evento. Para a professora, a capacitação promove aprendizado e visa proporcionar transparência para a população.

“É um momento muito importante, principalmente para a gente que está no início de uma gestão, e queremos fazer, com certeza, tudo certo e que as coisas aconteçam em tempo. E esse momento aqui vai nos trazer muito aprendizado para que a gente possa estar aplicando em nosso município”, pontuou a gestora.
As atividades serão realizadas na Universidade Estácio de Sá, ministradas por membros e equipes técnicas do TCM-PA, gestores públicos municipais e representantes de instituições parceiras.

O diretor e conselheiro do TCM, Antônio José Guimarães, destacou a iniciativa para a administração pública. “Este projeto chega em sua terceira edição, já realizamos nos municípios de Bragança e em Paragominas e, hoje, estamos em Castanhal, com 20 municípios para falar sobre os repasse dos temas que são de interesse do Tribunal e do Jurisdicionado para melhoria das políticas públicas no município", disse ele.
"Eu gostaria de agradecer profundamente a nossa vice-governadora, que também é coordenadora da COP 30, evento onde os olhos do mundo vão se voltar, para nós, aqui, não só para a Amazônia, como para o Pará e Belém, para tratar de um assunto de fundamental importância, que é a questão ambiental, que nós precisamos dar tratamento nisso, que isso afeta a vida de todo mundo”, enfatizou o conselheiro do TCM.