Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica/Natea Carajás inicia atendimento em Marabá com consultas especializadas

Unidade oferta exames de alta complexidade e tratamento para pessoas com autismo

Por Ascom (Governo do Pará)
08/04/2025 11h08

A Policlínica/Natea Carajás Miguel Chamon entregue pelo governador Helder Barbalho, em Marabá, no sábado (5), está funcionando normalmente, desde segunda-feira (7), com a oferta de consultas especializadas, exames laboratoriais e de imagem, ampliando o acesso à saúde de qualidade no sudeste paraense.
 

Moradora de Itupiranga, na região do Lago de Tucuruí, Simone Alves Ferreira, Simone Ferreira: "Fui bem atendida"

Moradora de Itupiranga, na região do Lago de Tucuruí, Simone Alves Ferreira, de 24 anos, foi uma das primeiras pacientes atendidas na nova unidade do Governo do Pará. Encaminhada para consulta especializada em ginecologia, ela elogiou o serviço, incluindo o endereço acessível.

"Eu achei que escolheram bem o local da Policlínica, centralizado e de fácil acesso para quem vem de fora, como eu. A consulta com a ginecologista foi ótima, a médica me atendeu super bem e esclareceu todas as minhas dúvidas. Estou satisfeita com o atendimento e feliz por poder contar com o serviço tão perto de casa", destacou Simone.
 
A Policlínica Carajás oferecerá mais de 575 mil atendimentos anuais, incluindo 90,7 mil consultas médicas e 19,8 mil multiprofissionais, 408,9 mil exames laboratoriais e de imagem e 4,7 mil procedimentos cirúrgicos. Desses, o Núcleo de Atenção ao Transtornos do Espectro Autista (Natea) contribuirá com 52,8 mil atendimentos.
 

Moradora de Marabá, Netelene dos Santos: "Facilita a vida, não precisaremos viajar para conseguir atendimento", disse ela.

Netelene dos Santos, 55 anos, moradora de Marabá, na região de Carajás, também encaminhada para atendimento ginecológico na instituição, ressaltou as diferenças com a nova unidade. "Essa Policlínica é uma bênção para nós que moramos aqui na região. Vai facilitar muito a nossa vida, não precisaremos viajar para longe para conseguir atendimento de qualidade", afirmou a usuária.
 
Serviços:
 
A unidade sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vai oferecer, em toda a sua capacidade, consultas em mais 30 especialidades médicas e multiprofissionais, destacando-se áreas como alergologia, anestesiologia, gastroenterologia, pediatria, ginecologia, dermatologia e ginecologia. Os serviços estão sendo implantados gradativamente.

Nesta primeira semana, a Poli Carajás já oferta à população consultas nas especialidades de ginecologia, urologia e hepatologia. Em relação aos exames, estão sendo realizadas as análises clínicas, eletroencefalograma, eletrocardiograma, Raio-X e ultrassonografia. 

Para a próxima semana, o usuário pode contar  também com a ortopedia, reumatologia,  mastologia, infectologia, neurologia clínica, cardiologia geral, pneumologia, endocrinologia, pediatria, dermatologia, hematologia, gastroenterologia pediátrica, alergologia adulto e infantil, além de pediatria no Natea, que terá os serviços também de forma gradual. 

A instituição também oferecerá atendimento em  hepatologia, nefrologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia,  psiquiatria, reumatologia e urologia. O Natea, dedicado ao tratamento de pessoas com autismo, contará com neuropediatria, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, pedagogia, fonoaudiologia e fisioterapia.
 
Joabe Lopes, diretor executivo da Policlínica Carajás, destacou a relevância da instituição para a região. "Estamos prontos para entregar uma assistência à saúde de qualidade, que vai além da técnica. Aqui, os pacientes encontrarão serviços diversificados, realizados de forma humanizada e com excelência, garantindo um cuidado integral”, enfatizou.
 
O diretor ainda ressaltou que os serviços da Policlínica/Natea, poderá ser acessado por meio do Sistema Estadual de Regulação em parceria com os municípios, sendo encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).  
 
Além disso, a Policlínica irá oferecer procedimentos cirúrgicos, exames laboratoriais e exames de imagem, incluindo ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, entre outros.    
 
Abrangência
A unidade atenderá a população de 17 municípios da região de Carajás: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Texto da Ascom Policlínica Marabá