Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANTIO DE MUDAS

'Projeto Regenerar' realiza plantio de mudas na Usina da Paz do Jurunas

Ação desenvolvida pela Ideflor-Bio teve participação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
07/04/2025 21h59

O Projeto Regenerar realizou o plantio de mudas na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. A atividade, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF), contou com a participação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A participação das crianças com Transtorno do Espectro Autista no Projeto Regenerar é um símbolo do que acreditamos no Ideflor-Bio: inclusão, educação ambiental e conexão com a natureza. Ver essas crianças plantando, tocando a terra, aprendendo sobre as árvores e sobre a importância da conservação é inspirador. São experiências como essa que ajudam a formar cidadãos mais conscientes, sensíveis ao meio ambiente e comprometidos com o futuro sustentável das nossas cidades”, enfatizou o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.

De acordo com a engenheira agrônoma e gerente de Produção e Apoio aos Arranjos Produtivos Florestais, Laura Dias, a atividade ressaltou a importância da participação de crianças com TEA em plantios educativos e na conservação da natureza. 

“Através do plantio, as crianças descobrem as características das árvores que elas vão plantar, além de ter contato com a terra e reconhecer a importância de se mudar uma paisagem por meio da conservação de espaços com árvores”, destacou.

Conscientização - A ação contou com o plantio de mudas de açaizeiro e ipê. Ela também afirmou que essas ações ajudam a criar pessoas mais conscientes sobre os benefícios que a natureza traz, além da importância de se preservar as florestas e os espaços naturais presentes nos centros urbanos. 

O Projeto Regenerar tem como objetivo fortalecer e promover ações de educação ambiental para os alunos da rede pública paraense, como a conscientização sobre a importância da biodiversidade e o incentivo ao cuidado com o meio ambiente. As próximas atividades devem ocorrer nas Usinas da Paz dos bairros do Guamá e Terra-Firme, em Belém.

Texto: Sinval Farias com a supervisão de Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)