Governo do Pará fomenta empreendedorismo e economia criativa para Páscoa
Sectet e ParáPaz atuam de forma estratégica para abrir novas oportunidades de geração de empregos e renda às famílias
Cursos sobre a produção e confecção de ovos e bombons de chocolate nas Usinas da Paz estão entre as iniciativas do Governo do Estado para estimular o empreendedorismo e a economia criativa voltados para a páscoa. Por ser um período de novas oportunidades de geração de emprego e renda, sobretudo, no ramo da gastronomia, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) investe na qualificação profissional dos paraenses.
“As oficinas e cursos de gastronomia ofertados pela Sectet são exemplos desse compromisso, trazendo capacitação gratuita e acessível para a população. Neste período, as UsiPaz estão com oficinas especiais para a produção de ovos de chocolate e outros doces típicos, garantindo que os participantes adquiram não apenas habilidades técnicas, mas também conhecimentos sobre gestão e vendas. Nosso objetivo é que essas formações gerem renda e ampliem as oportunidades no mercado de trabalho, fortalecendo o empreendedorismo paraense", ressalta Victor Dias, titular da Sectet.
A estudante Maria Soares já participou de duas oficinas de chocolates e brigadeiro na UsiPaz Jurunas, nos meses de dezembro e março, para se preparar para esse período. “Aprendi muito sobre o manuseio do chocolate, desde o tratamento correto até a melhor forma de oferecer o produto ao cliente. Agora, na Páscoa, estou vendendo ovos de chocolate e o ovo brownie, algo que só foi possível porque tive essa oportunidade de aprendizado e aprimoramento. A experiência foi incrível. Projetos como esse são essenciais, pois nos dão suporte para crescer profissionalmente e nos ajudam a alavancar nossos negócios”, celebra.
Cursos qualificam o empreendedorismo nas comunidades
A professora de gastronomia na UsiPaz Jurunas, Narinha Tabosa, explica o caráter multifuncional do complexo, com a oferta de diversas abordagens gastronômicas para atender às demandas da população. “A Usina estimula as alunas a empreenderem com qualidade, com profissionalismo e cuidado com o alimento. O Governo do Pará abre, com essa iniciativa, novas portas, especialmente, para mulheres que buscam a sua independência financeira”, diz.
A Fundação ParáPaz é outra aliada no compromisso estadual com a geração de oportunidades, com a oferta de cursos voltados para atender às demandas do mercado e fortalecer a autonomia financeira dos participantes. “Investimos em cursos de capacitação estratégicos que não apenas qualificam profissionalmente, mas também transformam vidas, ajudando as pessoas a ingressarem no mercado de trabalho e a aumentarem sua renda familiar. Para a páscoa, qualificamos os alunos na produção de ovos de chocolate, trufas e outros doces temáticos”, destaca Alberto Teixeira, presidente da ParáPaz.
Há mais de 20 anos, a empreendedora Rosário dos Santos trabalha com a produção de bolos decorados. Em março, deste ano, participou da ‘Oficina de Bombons de Chocolate’ do projeto ‘Cozinha Escola’, promovida pela ParáPaz e Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa). Aprimorar o aprendizado sobre o chocolate e conseguir uma renda extra estão entre os objetivos da profissional com a qualificação.
Oportunidades econômicas - “Recebi muitas orientações e tirei muitas dúvidas, além de dicas sobre a produção e processo de armazenamento, com foco em embalagens e conservação, de bombons, que nunca tinha feito. Vou fazer bombons e ovos de páscoa para ganhar uma renda extra nesse período. O governo está de parabéns, porque muitas pessoas são impulsionadas a abrir seus negócios com acesso a esse conhecimento, que ainda é disponibilizado gratuitamente”, pontua Rosário.
O Pará é o maior produtor de cacau do país. Esse crescimento é impulsionado por iniciativas do Governo do Estado que buscam fortalecer a cadeia produtiva do cacau e fomentar o empreendedorismo local. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) oferece suporte técnico aos agricultores familiares e incentiva a transformação do cacau em produtos de maior valor agregado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap), em 2024, foram produzidas mais de 140 mil toneladas de cacau em todo o estado, sendo cerca de 124 mil toneladas apenas na região da Transamazônica/Xingu, o que corresponde a cerca de 87% da produção do estado. Os três municípios que mais produzem no Brasil são: Medicilândia com 44,18 mil toneladas, Placas 21,37 mil toneladas e Uruará 12,79 mil toneladas.