Projeto da Uepa abre inscrições para estimular participação feminina nas ciências
O projeto de extensão 'Astrociência: Meninas nas Ciências no Pará' será desenvolvida de forma gratuita no Centro de Ciências e Planetário do Pará, de maio até dezembro de 2025

A partir desta segunda-feira (7) estão abertas as inscrições para a edição 2025 do projeto de extensão "Astrociência: Meninas nas Ciências no Pará", voltado a estudantes matriculadas no ensino regular de escolas públicas e particulares, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, incluindo a modalidade educação profissional integrada. O objetivo do projeto é incentivar estudantes a participarem de atividades, incluindo pesquisa, em diferentes áreas da Ciência.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via formulário on-line, até o dia 21 de abril (segunda-feira), conforme edital. A iniciativa será desenvolvida no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), quinzenalmente, das 14h30 às 17h30, de maio até dezembro de 2025. Serão selecionadas 20 estudantes, que terão a oportunidade de participar de palestras com pesquisadores de variadas áreas da Ciência, oficinas e atividades prático-experimentais.
No preenchimento do formulário de inscrição é solicitada a anexação dos seguintes documentos: cópia de documento de identificação com foto; comprovante de escolaridade (matrícula 2025); autorização do (a) responsável, se a inscrita for menor de idade (modelo no Anexo I do edital); autorização de uso da imagem e do som assinada pela aluna e responsável (modelo no Anexo II do edital), e cópias do documento de identificação do (a) responsável, quando menor de idade.

“Ao proporcionar experiências práticas em áreas como Matemática, Física, Química, Biologia e Astronomia, o projeto desperta vocações científicas, promovendo o desenvolvimento do pensamento científico nas meninas. Ele amplia seus horizontes, oferece acesso à Ciência de forma inclusiva e, ao ser liderado por mulheres, também serve como modelo, incentivando as alunas a se enxergarem como cientistas”, afirma Vânia Lobo, responsável pelo espaço da Química no Centro de Ciências e Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama".
Ainda de acordo com a professora, “a vivência desses processos é fundamental para despertar o desejo de continuar explorando o conhecimento científico de maneira autônoma”.
O resultado final será divulgado no dia 30 de abril (quarta-feira), de forma on-line, no perfil @planetariodopara, na rede social Instagram. A classificação será feita por ordem de inscrição.