Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escolas públicas paraenses recebem livros didáticos e fortalecem ensino-aprendizagem

Iniciativa da Seduc garante recursos pedagógicos atualizados para aprimorar o ensino em apoio ao desenvolvimento dos estudantes paraenses

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
07/04/2025 11h26

As escolas da rede de ensino pública estadual contam com novos livros didáticos entregues pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A ação vem ocorrendo, desde o ano 2023, em uma retomada após 34 anos sem a oferta de material próprio. A distribuição dessas ferramentas pedagógicas reforça a educação básica, garantindo aos alunos materiais atualizados e alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Os livros estão sendo entregues para todas as escolas estaduais e em diversas escolas municipais, como parte de um esforço contínuo para garantir que todos os alunos tenham acesso a ferramentas de ensino adequadas e de qualidade.

Capas ilustradas por projetos de estudantes paraenses
"A distribuição de materiais didáticos próprios é uma prioridade e um grande desafio para a Seduc. Alcançar a todas as escolas estaduais e inúmeras municipais requer um trabalho logístico robusto, mas entendemos que poder contar com material didático próprio, regionalizado, é fundamental para potencializar o processo de ensino-aprendizado. Ao reconhecer localidades, dialetos e a própria cultura, nossos estudantes aprendem mais. Para além disso, a maioria dos materiais didáticos distribuídos pela Seduc ainda contam com capas ilustradas pelos próprios estudantes, estimulando seus projetos e valorizando suas habilidades. Esse é um avanço histórico para a educação paraense", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.", disse Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará (Seduc). 

Entre os materiais, destaque para o material ‘Prepara Mais Pará’, focado na recomposição da aprendizagem. Ele é destinado para as escolas estaduais e foi ampliado para incluir os demais componentes da Base Nacional Comum Curricular. A proposta multidisciplinar de ensino integrou as habilidades da BNCC, presentes no currículo dos componentes, com as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O material é destinado aos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, acompanhado de um material específico para os professores.

No caso do 5º ano, o material inclui um livro integrador contendo as áreas de Ciências, Histórias e Geografia. Já no 9º ano, os livros são separados nas disciplinas de Ciências, História e Geografia; enquanto para a 3ª série do Ensino Médio, os cadernos contam com os componentes de Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, História e Geografia.

"O material recupera e resgata aquele conhecimento que a gente perdeu ao longo do Ensino Fundamental. Então, ele é muito importante justamente por causa disso, porque resgata o que a gente não lembrava mais, como uma recomposição de aprendizagem. Além disso, também tem atividades prontas, o que antes você demorava tempo para copiar no quadro. Agora já vem tudo no livro, é bem mais prático e rápido”, afirma Julia Estefani Rufino, estudante da 3ª série do Ensino Médio, na Escola Estadual Dr. Gabriel Sales Pimenta, no município de Marabá. 

Conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa

Ainda na preparação para o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Seduc segue a distribuição dos livros do ‘Prepara Pará', composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa para viabilizar a recomposição de aprendizagens de anos anteriores. 

“O livro 'Prepara' é uma ferramenta valiosa, para nós, estudantes, oferecendo conteúdos de qualidade e relevância para o nosso desenvolvimento acadêmico. Vamos aproveitar ao máximo o livro, pois nos capacita a sermos cidadãos preparados e capazes de enfrentar os desafios do futuro com sabedoria”, destaca Albert Ferreira, estudante da 3ª série do Ensino Médio, na Escola Fernando Ferrari, município de Marituba.

Um dos programas pilares da Seduc, o ‘Alfabetiza Pará’ conta com material próprio destinado para as escolas estaduais de anos iniciais e para as escolas municipais. O material apoia o processo de alfabetização e letramento das crianças, nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a partir de textos referenciados na cultura paraense, em diversos gêneros, como brincadeiras, receitas culinárias, lendas, entre outros.

Caderno didático para o professor e livro de leitura para o aluno

Cada material do 'Alfabetiza Pará' tem caderno de apoio ao professor, livro de leitura (para o professor), caderno didático e livro de leitura para o estudante. Tudo isso para garantir que as crianças estejam alfabetizadas na idade certa. A entrega dos materiais também visa apoiar os professores, fornecendo-lhes ferramentas eficazes para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, garantindo que os conteúdos oferecidos estejam em conformidade com as diretrizes nacionais de ensino. 

Em Benevides, Ivana Aleixo, professora de Educação Geral, na Escola da Terceira Travessa,  destaca que a coleção Alfabetiza Pará, fornecida pelo governo do Pará, é um material valioso para apoiar os professores no processo de alfabetização. 

“O material fornecido pelo estado do Pará é um material de grande valor, como apoio do docente em sala de aula, nesse processo de alfabetização contribuiu significativamente ao fornecer propostas teóricas e práticas para alfabetização dos alunos. Ele contribui para que todas as crianças possam aprender a ler e escrever”, disse a professora. 

A Seduc enfatiza que essas ações são algumas das diversas medidas adotadas para reduzir as desigualdades educacionais no Pará, especialmente, nas áreas mais afastadas e carentes. A Diretoria Regional de Ensino (DRE) Tucuruí recebeu e iniciou a distribuição dos materiais didáticos.

“Estamos felizes em receber todos os livros do programa Alfabetiza Pará que já estão sendo entregues para todos os municípios que são jurisdicionados à DRE Tucuruí. Isso melhora o ensino ofertado nas redes estaduais e municipais",  disse Flávio Caridade, dirigente regional de Tucuruí. 

Flávio Caridade acrescentou: "Os municípios de Pacajá, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia e Tucuruí estão sendo contemplados com todo esse material que auxiliará a rede para avançar na alfabetização de nossas crianças.  Foram mais de 8974 livros que chegarão em breve em cada unidade escolar”. 

Outro recurso importante elaborado para atender às necessidades prioritárias da Secretaria de Educação, foi o caderno de Atividades Complementares, com foco na recomposição das aprendizagens e na melhoria da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2025, o material didático complementar passou a ser utilizado especificamente com os estudantes dos anos iniciais (até o 5º ano) e dos anos finais (até o 9º ano) do Ensino Fundamental.

Cabe destacar também a disponibilização dos Cadernos de Recomposição das Aprendizagens, um material inédito elaborado por professores e equipe técnica da rede estadual de ensino do Pará, com uma linguagem regionalizada. Produzido com o objetivo de apoiar o trabalho dos educadores no planejamento de ações didático-pedagógicas, o material visa servir como um guia para a Recomposição das Aprendizagens. O conteúdo dos cadernos está alinhado aos descritores e habilidades avaliados no Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), oferecendo uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem na rede estadual.

O foco do planejamento estratégico da Secretaria é fortalecer as ações para o ano letivo de 2025, com base na análise dos resultados dos anos anteriores. Assim, a Secretaria conta com outros livros para complementar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Pará, bem como dos educadores.

A Seduc ainda conta com material didático próprio para o componente curricular de Educação Ambiental, inédito no Brasil. O material desenvolve competências nos estudantes, incentivando sua participação na educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima na Amazônia, promovendo a preservação ambiental como parte do exercício da cidadania. O material inclui o Caderno do Professor, que oferece orientações para o planejamento das aulas, integrando conteúdos e práticas ambientais do Pará. Já o Caderno do Estudante apresenta atividades sobre meio ambiente e sustentabilidade, com espaços para registros e intervenções.

Também houve a entrega dos livros didáticos do Programa de Correção de Fluxo “Acelere o Saber” para as escolas da rede pública estadual. O objetivo da iniciativa é garantir o direito de aprendizagem com equidade e estimular a continuidade dos estudos evitando a evasão e o abandono escolar. A metodologia baseia-se na ideia de que todos os estudantes são capazes de aprender, respeitando suas diferentes formas de aprendizagem, e permitindo o acesso ao conhecimento de acordo com a Matriz Curricular e as diretrizes da rede estadual de ensino.

Para o Ensino Médio, o material contém um exemplar de Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química; um de Matemática; um de Linguagens - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte; um de Ciências Humanas - História, Geografia, Filosofia e Sociologia e um exemplar de Projeto de Vida. 

Já para o Ensino Fundamental Anos Finais, o material possui um exemplar de Ciências da Natureza - Ciências Física e Biológica; um de Matemática; um de Linguagens - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte; um de Ciências Humanas - História e Geografia e um exemplar de Projeto de Vida.

Ilustração de livros - A Seduc, desde 2023, seleciona desenhos, por meio do concurso “Cores do Futuro”, dos estudantes da rede pública de ensino para ilustrar as comunicações, programas da Secretaria e projetos gráficos. A iniciativa é responsável por gerar a identificação, o reconhecimento e a valorização de talentos estudantis da rede estadual e municipal de ensino.