Grupos escolares de Icoaraci mostram técnica e tradição na 6º Mostra de Bandas
Estudantes das escolas públicas estaduais de Icoaraci fazem os últimos ajustes para a apresentação que acontece neste sábado, 19, no estacionamento da Praça Matriz, reunindo onze bandas escolares do distrito e outras independentes, que farão uma participação especial no evento. A 6ª Mostra de Bandas de Icoaraci já faz parte do calendário cultural da Vila Sorriso e a cada ano atrai um público cada vez maior. O evento é promovido pela 12ª Unidade da Seduc na Escola (USE) e pela Agência Distrital de Icoaraci, em parceria com a Prefeitura de Belém e o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação. As apresentações terão início às 18h e seguem até as 23h.
A preparação dos grupos começa meses antes e reforça uma tradição que vem sendo mantida há décadas nas instituições de ensino do distrito. Nos últimos dois meses, os ensaios foram intensificados. Todos os dias, a partir das 17h, os alunos se reuniam nas escolas com os coordenadores e os regentes para que fossem feitos os ajustes necessários até o dia da apresentação oficial.
Todas as bandas terão 15 minutos para fazer a sua performance e mais três para o encerramento, totalizando 18 minutos de apresentação. A primeira a se apresentar será a banda da Escola Estadual Colônia do Fidelis, formada por alunos do Distrito de Outeiro, seguida pela banda da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima II, localizada no bairro da Agulha. Composta por 36 integrantes, a banda existe desde 2014 e tocará três brados marciais.
Na sequência se apresenta um dos grupos mais aguardados do público: a tradicional banda marcial da Escola Estadual Avertano Rocha, que levará ao palco 50 músicos e uma apresentação que inclui as canções "I will Survive", de Glória Gaynor, e "Menina Veneno", de Ricthie. Na ativa desde 1963 e com varios prêmios conquistados, a banda é coordenada pelo professor João Batista e tem na regência o ex-aluno Dennison Souza.
A programação prossegue com as apresentações das bandas independentes Taiyo Ongakutai e Nova Era Kotekitai, que antecedem mais uma escola estadual. Desta vez, serão os alunos da Escola Profº Fernanda Souza Oliveira, que atuam há quatro anos em um projeto evangélico coordenado pela professora Patrícia Roffé e pelo regente William Duarte. Cabe a ele incentivar os jovens a manterem a disciplina, o foco e a determinação durante os ensaios da banda de percussão. Os 17 integrantes vão mostrar ao público um repertório composto por músicas da cantora Amelinha e por uma canção evangélica.
Na lista de apresentações estão ainda as bandas da Escola Municipal Avertano Rocha, conhecida como "Avertaninho", da Fanjov e da Escola Estadual Izabel dos Santos Dias, que tem 92 integrantes. Esta última também promete animar o público com músicas de estilos variados, como “Pelados em Santos”, do grupo Mamonas Assassinas, “Cumbia”, da cantora Rossy War, e “Cartório”, da musa da axé music Cláudia Leite.
A penúltima banda a se apresentar será a da Escola Estadual Teodora Bentes, que reúne 40 músicos. O trabalho realizado com os componentes, além de garantir a formação musical, incentiva os jovens a darem sequência à carreira, por meio da participação em eventos que se estendem por todo o ano. A banda musical da Escola Teodora Bentes apresentará, entre outras canções, um pout pourri de carimbó da Banda Calypso. A 6ª Mostra de Bandas de Icoaraci encerra com a apresentação da banda da Escola Estadual São João Batista.
Serviço: 6ª Mostra de Bandas de Icoaraci. Neste sábado (19), das 18h às 23h, no estacionamento da Praça Matriz - Rua 15 de Agosto, entre as Travessas Itaboraí e São Roque, em Icoaraci.