Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Materno Infantil de Marabá alcança 50% de conclusão

Obra representa investimento significativo na saúde da região sul do Pará

Por Ronan Frias (SECOM)
05/04/2025 16h24

O Hospital Materno Infantil de Marabá, localizado no sudeste paraense, uma das maiores obras na área da saúde da Região de Integração Carajás, chega a 50% da obra concluída. A nova unidade é considerada essencial para atender às demandas de assistência materno-infantil na região.

Em agenda na região neste sábado (5), o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância da estrutura.

"Esta região demanda uma estrutura materno-infantil para podermos garantir aqui, partos humanizados, com qualidade e serviço para as nossas gestantes, como também a descentralização do atendimento, permitindo com que nós possamos desafogar as estruturas existentes nos municípios desta região".

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o espaço contará com 135 leitos – sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 105 clínicos -, além de cinco salas de cirurgia. A Sespa estima que a nova unidade será entregue à população marabaense em abril de 2026. "Ela está 50% concluída. A população pode esperar uma maternidade que realmente fará a diferença: a maternidade mais importante da região de Marabá", informou a secretária de Saúde, Ivete Vaz.

Além de uma obra para atender a necessidade de saúde pública, ela também gera empregos. Atualmente, mais de 300 trabalhadores estão envolvidos na construção civil, garantindo não apenas a edificação do hospital, mas também o sustento de diversas famílias na região. A técnica de segurança Natália Lima, que acompanha a obra, ressaltou a importância da construção do hospital. "Eu fico muito feliz por estar participando de uma obra deste tamanho, uma obra que é de grande importância para nossa região".

Natália, que é moradora de Marabá há mais de 12 anos, enfatizou o impacto social que o novo hospital terá na comunidade. "Vai ser um grande ganho, uma grande conquista para a gente. O hospital vai atender as mães e a região, então é muito importante essa obra." Ela também comentou sobre a satisfação de ver a obra avançar e seu desejo pessoal de utilizar os serviços quando o hospital estiver em funcionamento.