Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E INCLUSÃO

Seju realiza ação de conscientização sobre TEA em Breves

Orientação sobre direitos e experiências de mães atípicas foram compartilhadas durante evento

Por Igor Oliveira (SEJU)
05/04/2025 13h34
Palestra com orientação sobre direitos de pessoas com TEA

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promoveu, na sexta-feira (4), ação de conscientização e garantia de direitos no lançamento da "Escola de Famílias atípicas do Marajó", organizado pelo campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) do município de Breves. A iniciativa faz alusão ao Abril Azul, mês de campanha voltada para reforçar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e incentivar uma sociedade mais inclusiva.  

Cimara Vidal (à direita), ouvidora da Seju, recebe relatório sobre crianças com TEA no município

No evento, a ouvidora da Seju, Cimara Vidal, participou do encontro de mães atípicas previsto na programação. "Foi um momento de troca de experiências em relação aos nossos filhos. Contei minhas experiências e minhas dificuldades diante da condição que a minha filha tem. Também orientamos sobre alguns direitos que crianças com TEA possuem e precisam ser observados", explica.

Além de compartilhar experiências como mãe atípica, Cimara também ouviu relatos e pedidos sobre dificuldades vivenciadas por pessoas com TEA e seus familiares. "Recebemos casos e documentos sobre algumas situações narradas que vamos analisar na Ouvidoria de Justiça e em outros setores da secretaria para avaliar as providências a serem tomadas".

O encontro contou com a palestra do psicólogo da Seju, João Paulo Silva, sobre como o processo de conscientização e inclusão social de pessoas autistas é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Elaine Najara e o filho: informação e apoio

Apoio e autocuidado - A programação contou ainda com a realização de um círculo de construção de paz com o tema autocuidado, coordenado pela assistente social da Seju, Andréia Siqueira. O círculo de autocuidado é realizado nos moldes das práticas de Justiça Restaurativa e, na ocasião, acolheu mães atípicas para compartilhar experiências e memórias, além de incentivar a criação de laços de solidariedade.

Elaine Najara, mãe atípica, elogiou a participação da Seju no encontro. "Foi muito importante cada passo dado, cada assunto discutido, porque a gente vive isso. Então é ótimo ter mais conhecimento e saber que temos esse apoio, de pessoas que não desistem", avalia.

O evento também teve ação de cidadania coordenada pelo Núcleo Regional de Justiça de Breves, onde foram realizados atendimentos para emissão de RG, segunda via de CPF e título eleitora.