Em Marabá, ação do governo do Estado investe em capacitações e realiza mais de 2.700 atendimentos
Facilitar o acesso a serviços essenciais e possibilitar mais qualificações a todos, é o objetivo do governo do Pará, executado pela Seaster, em prol de mais dignidade e bem-estar por todo o Pará

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou nesta sexta-feira (04), diversas certificações, entrega de carteiras para artesãos, além de outros benefícios. Todos oriundos da ação que durou quatro dias no município de Marabá, resultando em 2.781 atendimentos.
A ação contou com qualificações, captação de vagas no mercado de trabalho, cadastro de empresas para oferta de postos de trabalho, emissão de carteira de trabalho digital, consulta ao PIS e emissão de cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego, entre outros. Agricultores familiares participaram de palestras sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em parceria com a Polícia Civil do Pará (PCPA), foi garantida a emissão de Registro Geral (RG), certidão de nascimento, casamento e óbito.
Facilitar o acesso a serviços essenciais e possibilitar mais qualificações a todos, é o objetivo do governo do Pará, executado pela Seaster, em prol de mais dignidade e bem-estar por todo o Pará.

Mais de 243 mulheres participaram do curso de manipulação de alimentos, com a prática de receitas saudáveis. “O retorno desse curso tem sido muito satisfatório, uma vez que as pessoas entendem a necessidade de se adequar a uma alimentação saudável para ter mais qualidade de vida”, disse Nazaré Costa, diretora de segurança alimentar e nutricional da Seaster.
"Esta foi a nossa primeira ação assistencial de várias que já estão em nosso planejamento por todo o Pará, visto que parcerias foram firmadas com órgãos estaduais e prefeituras, visando a ampliação na prestação de serviços essenciais à nossa população, além de fomentar a geração de emprego e renda. Trabalhamos para que nosso estado obtenha cada vez mais resultados positivos em prol do desenvolvimento", ressaltou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

A capacitação para operadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) certificou cerca de 657 gestores municipais.
“Sou formada em serviço social, mas atualmente estou como coordenadora do serviço de acolhimento familiar SAF, família acolhedora. E esta é uma boa capacitação, pois os municípios estavam realmente precisando dessa atualização para gestores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Com isso, garanti mais conhecimento e pude atualizar no meu currículo”, ressaltou Jonaira Alves dos Santos.
Na oportunidade, houve ainda, a entrega de 20 kits com Equipamento de Proteção Individual (EPI) para catadores de Marabá, que fazem parte da associação Corema. Em breve, a programação será realizada nos municípios de Abaetetuba, Santarém, Salvaterra, Breves, Castanhal e Belém.