Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Equipe de assistentes sociais da PC promove palestras sobre Autismo nas Usinas da Paz

Os profissionais identificam as demandas, fazem a mobilização da comunidade pelo serviço social e, posteriormente, discutem as políticas sociais públicas internas das usinas, além de organizar os eventos

Por Jeniffer Terra (PC)
04/04/2025 17h48

A Polícia Civil do Pará realizou, na manhã desta sexta-feira (4), várias palestras informativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na quarta-feira (2), por meio do trabalho desenvolvido pela equipe de assistentes sociais da PCPA, vinculada à Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM).

Uma das linhas de trabalhos da equipe acontece nas Usinas da Paz com ações preventivas e educativas junto à comunidade. Os profissionais identificam as demandas, fazem a mobilização da comunidade pelo serviço social e, posteriormente, discutem as políticas sociais públicas internas das usinas, além de organizar os eventos.

"Durante toda a manhã desta sexta-feira, nós realizamos palestras nas Usinas de Castanhal, Icuí e no Guamá. Nosso objetivo é promover o conhecimento sobre o Autismo e os direitos das pessoas com essa condição, visando construir uma sociedade mais inclusiva. As atividades contaram com rodas de conversas, dinâmica de grupos e a participação de idosos, jovens, adultos e mães de crianças atípicas", explicou o diretor da DPM, delegado Carlos Daniel Castro.

Os assistentes sociais da Polícia Civil do Pará trabalham em conjunto com os profissionais da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC), da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA) e com outros órgãos parceiros das Usinas, onde são realizadas atividades com famílias de pessoas com TEA.

São feitas, também, ações em outras datas comemorativas ou alusivas às expressões das questões sociais, ou das violações de direito, como violências contra mulheres, idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiências.

O mês de abril é conhecido como o mês da conscientização sobre o autismo, também chamado de Abril Azul, quando se promove a inclusão social e o respeito às pessoas com TEA, bem como o combate à discriminação.