XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz apresentará 'Cobra Norato – Terras do Sem Fim'
Secult lança o grande evento cultural, que nesta edição terá a montagem inédita da ópera inspirada no poema de Raul Bopp. A abertura do Festival será no dia 26 de abril.
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM), lançou nesta sexta-feira (4), a XXIV edição do tradicional Festival de Ópera do Theatro da Paz, durante coletiva de imprensa no palco do centenário espaço artístico, com representantes da Secretaria, da direção do TP e da produção da Ópera Cobra Norato – Terras do Sem Fim, que abrirá o Festival no próximo dia 26 de abril.
Reconhecido como um dos maiores do País, o Festival de Ópera do Theatro da Paz será aberto com uma obra inédita. Baseada no poema "Cobra Norato", do gaúcho Raul Bopp, a montagem será apresentada nos dias 26, 27, 29 e 30 de abril, sempre às 20h.
“O Festival de Ópera do Theatro da Paz se consolida com uma política pública do governo do Estado de formação de plateia, de valorização dos nossos profissionais ligados à cultura e à arte. O poema Cobra Norato, de Raul Bopp, reconhecido como um dos mais importantes do período modernista brasileiro, mostra o imaginário amazônico exatamente nesse ano de COP (conferência mundial sobre mudanças climáticas), esse território tão rico e tão forte vai ecoar sua voz para o mundo, para cada vez mais públicos, mostrando a força e a energia criativa desse nosso território lindíssimo”, ressalta a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
Até o mês de novembro, o Festival apresentará mais duas montagens. Em junho, será realizado o Concerto Lírico com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Em novembro, o público assistirá à ópera "I-Juca Pirama", baseada no poema do escritor maranhense Gonçalves Dias.
Lendas e símbolos - Publicado em 1931, o poema Cobra Norato é considerado uma obra-prima do modernismo brasileiro. A história acompanha Cobra Norato, um caboclo da Amazônia que deseja casar com a filha da Rainha Luzia. A narrativa se desenrola ao longo dessa busca, repleta de lendas e simbologias da cultura amazônica.
O regente e diretor musical da montagem, Silvio Viegas, analisa a experiência de trabalhar com artistas paraenses, que compõem cerca de 80% do elenco, e a OSTP. “É uma estreia mundial, e a gente está em pleno processo de construção dessa ópera, cujos corpos artísticos são daqui, coro e orquestra, e estão nos ajudando a encontrar essa sonoridade amazônica que mistura, que faz esse bordado com o clássico. Está muito interessante. Soa lindamente porque há um empenho muito grande pela parte de todo mundo”, informa Silvio Viegas.
“A preparação para essa ópera é diferenciada porque é inédita. É um desafio para todo mundo que tem que aprender a sua parte do zero, sem referência de gravação de outras performances. Mas há a felicidade de descobrir aquele deleite da primeira vez. A felicidade também de trabalhar com artistas maravilhosos. Tudo está conspirando para nós termos uma grande performance, que vai ficar para a história. Daqui a 100 anos, os livros de história vão dizer que a ópera Cobra Norato foi estreada no Theatro da Paz, no Festival de Ópera de 2025. Nós estamos aqui construindo história”, ressalta o maestro Miguel Campos Neto, regente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e diretor musical adjunto da montagem.
“A gente vem trabalhando nessa ópera, no processo de construção, desde 2020. Agora é um momento lindo, que a gente está vendo a ópera começar a acontecer no palco, com os cantores, os cenários, os figurinos, e estamos adorando finalmente viver isso”, afirma Carla Camurati, que assina a direção artística da ópera.
A realização é da Gávea Filmes, com patrocínio da Vale, via Lei de Incentivo à Cultura. A Secult assina a correalização.
Serviço: "Cobra Norato – Terras do Sem Fim" é atração do XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz. Apresentação nos dias 26, 27, 29 e 30 de abril de 2025, às 20h. Ingressos disponíveis a partir de sábado (5), na bilheteria do Theatro da Paz e pelo site www.ticketfacil.com.br, além do aplicativo Ticket Fácil.
Texto: Juliana Amaral - Ascom/Secult