Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DETRAN

Semana de Trânsito visa conscientizar motoristas e alertar para a segurança nas vias públicas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/09/2015 17h20

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) deu início à programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2015, com a abertura oficial do evento no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. Com o tema “Seja você a mudança no trânsito”, a Semana tem a finalidade de conscientizar a sociedade e contribuir para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida", ao focar o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos com segurança.

Carlos Valente, coordenador do Núcleo de Planejamento do Detran, abriu o evento com uma análise sobre a responsabilidade na construção de um trânsito mais humano. Ele citou um levantamento mundial sobre mortes no trânsito realizado em 2010, que coloca o Brasil como o 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria.

“Os dados refletem a nossa conduta. E é perceptível que, como vem dizendo o presidente do instituto Avante Brasil, o jurista Luiz Flávio Gomes, que realizou o levantamento, estamos ‘carnavalizando’ as mortes no trânsito. Contudo, somente as ações estatais, por mais efetivas que sejam, não são suficientes para implementar a mudança esperada. É necessário que a sociedade atue conjuntamente, é necessário que o cidadão auxilie na mudança, e grande parte desse auxílio vem com a mudança individual, seja respeitando as normas de trânsito, seja não misturando álcool e direção, seja agindo de forma mais cordial e fraternal ao transitar”, pontua Valente.

O diretor geral do Detran, Nilton Atayde, disse que a questão do trânsito é emergencial, e que deve ser olhada também sob a ótica da saúde pública. “As pesquisas apontam uma média de 50 mil mortes no trânsito, um custo exponencial para o Estado. Outro dado diz que 90% dos acidentes são causados pela má conduta dos motoristas, devido ao consumo de álcool, não uso do cinto de segurança no banco de trás, falar ao celular enquanto dirige e outros maus comportamentos. E regionalizando os números, temos o exemplo do Hospital Metropolitano, que tem 70% de seus leitos ocupados por vítimas de acidentes de trânsito”, diz o diretor.

Atayde também comentou a ênfase da instituição na educação de trânsito, com apoio aos projetos da coordenadoria de educação para a área e a implantação da Escola Pública de Trânsito. “Estamos trabalhando de forma intensiva para que a escola pública seja implantada até o final do ano”, afirmou.

O tema do evento foi discutido na cerimônia de abertura que contou com a presença de diversas autoridades. Além do diretor geral, Nilton Atayde, estavam presentes o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen; chefe da Casa Civil, José Megale; o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Michell Durans; Cristina Louchard, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará; Edson Granco, representando a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); gestores e demais dirigentes das instituições que integram o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, entre outras autoridades do Estado.

SNT - A realização da Semana Nacional, no período de 18 a 25 de setembro é prevista no artigo 326 da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que sancionou o Código de Trânsito Brasileiro. Até o próximo dia 25, uma extensa programação de eventos e atividades será realizada, sob o planejamento e supervisão da Coordenadoria de Educação do Detran. Haverá oficinas e palestras pedagógicas em diversas escolas, para professores e alunos do ensino médio e fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estas ações serão desenvolvidas em conjunto com alunos do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que realizam estágio no Detran.