Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa recebe campanha de doação de sangue da Guarda da Santa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/09/2015 17h40

Com o tema “Doar sangue não custa nada, mas salva vidas”, voluntários integrantes da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré fazem neste sábado (19), na sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), campanha de doação de sangue. A ação faz parte do trabalho que a Gerência de Captação de Doadores do hemocentro fez com mais de 500 guardas e conta com o apoio de amigos e familiares.

Este ano, a parceria com o grupo religioso completa dez anos, por isso a gerência incentivou que o tema e as artes de divulgação da atividade fossem criados pelos próprios voluntários, como explica um dos diretores da guarda, Rubinado Silva. “A partir das visitas dos técnicos do Hemopa, buscamos envolver nossos integrantes na doação de sangue. Dois irmãos nossos tiveram seus trabalhos escolhidos. Queremos fazer de sábado um dia de festa e alegria, com grande participação de voluntários”, diz.

Para a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, o apoio é de fundamental importância não apenas para a restauração do estoque de sangue, como também para atrair novos doadores e enfatizar a importância da regularidade da doação voluntária. “Celebrar essa parceria no período que antecede o Círio, quando a cidade recebe um grande número de visitantes, é uma atitude de responsabilidade social da guarda em relação aos pacientes que estão internados na rede hospitalar paraense. É sempre bom ver oficinas de formação de multiplicadores, palestras e reuniões transformadas em doação de sangue”, afirma.

Ainda neste sábado, a sede do hemocentro recebe a caravana solidária com 100 voluntários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Américo Souza de Oliveira. No período de 30 deste mês a 2 de outubro, ocorre a 17ª campanha externa de coleta de sangue em parceria com as empresas Albras e Hydro Alunorte, em Barcarena, a maior evento de coleta externa do hemocentro.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que pese acima de 50 quilos e tenha entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum – ao contrário, o doador deve estar bem alimentado. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, basta ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. É necessário portar documento de identidade original e com foto.

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.