Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABRIL AZUL

PM realiza solenidade alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Por Edson Costa (PMPA)
03/04/2025 19h57

Anualmente, no dia 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 com o objetivo de disseminar informações e reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal. No entanto, terapias adequadas podem auxiliar no desenvolvimento e na interação dessas pessoas com o mundo.

Como forma de contribuir com a campanha, a Polícia Militar do Pará (PM-PA), por meio do Centro de Reabilitação da PM, realizou nesta quarta-feira (2) uma solenidade em alusão à data. O evento ocorreu na sede do Regimento de Polícia Montada Cássulo de Melo (RPMon), no bairro Mangueirão, em Belém, onde funciona o Programa de Equoterapia da corporação.

A ação foi direcionada aos participantes do Centro Interdisciplinar de Equoterapia da PM e seus familiares. Durante o evento, que contou com uma programação diversificada, os visitantes puderam vivenciar atividades relacionadas ao contexto equestre, incluindo visita às baias e à área de manejo e preparo dos equinos utilizados nos atendimentos diários.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, técnicas de equitação e atividades equestres para reabilitação e reeducação de pessoas com deficiência. Além da montaria, as vivências buscam estimular habilidades sociais por meio da interação.

Entre os benefícios estão a melhora do equilíbrio, coordenação motora, força muscular e postura, além de ganhos no desenvolvimento sensorial, como maior tolerância a estímulos sonoros, táteis e visuais. A prática também contribui para o avanço da linguagem, autoestima e redução da ansiedade e do estresse. Dessa forma, as ações de inclusão social promovidas pelo programa potencializam os resultados alcançados nas sessões semanais.

Coordenado pelo Centro Interdisciplinar de Equoterapia — unidade vinculada ao Corpo Militar de Saúde (CMS), responsável pela gestão da saúde de policiais militares, seus dependentes e dos animais da PM —, o Programa de Equoterapia completa 26 anos de atendimento a pessoas com deficiência, promovendo inclusão e participação social.

"Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesta programação e ressaltar o orgulho de participar de um momento em que a PM, mesmo sendo uma instituição voltada para a segurança pública, se destaca ao promover eventos que fortalecem a conscientização sobre o autismo e criam espaços de acolhimento. Juntos, construiremos uma Polícia Militar cada vez mais inclusiva", afirmou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.