Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Ideflor-Bio apoia a 42ª Soltura dos Quelônios da Amazônia no Marajó

A programação no município de Afuá prossegue até o próximo sábado (5), quando haverá a soltura dos quelônios, momento mais aguardado pela população

Por Ascom (Governo do Pará)
03/04/2025 12h57

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) participou da abertura da programação da 42ª Soltura dos Quelônios da Amazônia, no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Afuá, na quarta-feira (2), contou com a participação de alunos da rede municipal, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a importância da preservação da fauna amazônica.

Abertura da programação ambiental em Afuá

A programação prossegue até o próximo sábado (5), quando os animais serão soltos, momento mais aguardado da iniciativa. Representando o Ideflor-Bio, o gerente da Região Administrativa do Marajó (GRM), Hugo Dias, ressaltou a relevância da parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Afuá, especialmente na gestão e conservação do Parque Estadual Charapucu, uma das 29 Unidades de Conservação (UCs) sob responsabilidade do Instituto.

“O Ideflor-Bio tem um compromisso sólido com a conservação da biodiversidade amazônica, e ações como essa demonstram a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios. O Parque Estadual Charapucu é um território essencial para a preservação dos quelônios e diversas outras espécies, e a parceria com a Prefeitura de Afuá fortalece as ações de conscientização ambiental e de proteção dos nossos recursos naturais”, afirmou Hugo Dias.

Educação ambiental - A secretária de Meio Ambiente de Afuá, Érica Amorim Vaz, destacou a importância do envolvimento das crianças e jovens na programação, que inclui atividades educativas voltadas à conservação ambiental.

“A cada edição da Soltura dos Quelônios da Amazônia reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente e a sensibilização da população para a proteção das espécies. Ter os alunos da rede municipal participando desse momento é fundamental para despertar neles o senso de responsabilidade e pertencimento. A parceria com o Ideflor-Bio é essencial para fortalecer essas ações, e garantir que as futuras gerações deem continuidade a esse trabalho de preservação”, ressaltou a secretária.

A programação continua com diversas atividades de educação ambiental até o dia da soltura, no sábado, quando centenas de quelônios serão devolvidos ao seu habitat natural, reforçando os esforços de conservação da fauna amazônica.

Texto: Pablo Allves - Ascom/Ideflor-Bio