Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE E ACOLHIMENTO

Hospital de Clínicas investe em ambiente mais acolhedor e humanizado para gestantes

Ação terapêutica que aumentar o bem-estar durante o período de internação

Por Lucila Pereira (HC)
03/04/2025 11h54

Para proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado às futuras mães, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, implementou uma ação terapêutica singular. A iniciativa consiste na confecção artesanal de placas com os nomes dos bebês e outros adereços, e vem transformando a rotina hospitalar em um momento de descontração. A atividade também contribui para aliviar a ansiedade e fortalecer os laços entre as pacientes e seus bebês.

De acordo com o HC, a ação tem como objetivo principal dar continuidade aos preparativos para a chegada do bebê, dentro do ambiente hospitalar. "Se elas estivessem em casa, estariam finalizando os preparativos para a chegada do neném. Por que não trazer esse momento para o contexto hospitalar?", reflete a terapeuta ocupacional Abigail Kataoka, idealizadora do projeto.

Além de preencher o tempo ocioso, a atividade busca aliviar o estresse e a ansiedade, sentimentos comuns em gestações de risco. Uma das pacientes beneficiadas é a professora Daianne Ramos, 29 anos, natural de Castanhal, que está internada no HC há 23 dias.

Daianne Ramos foi encaminhada ao HC após uma consulta de pré-natal, onde foi detectada arritmia fetal. A atividade de confecção da placa de maternidade tem sido um momento especial para ela.

Preparar algo especial para o bebê é um momento de alegria. "Ah, é gratificante. Estou feliz, não vejo a hora de ver ele", expressou.

"Para mim está sendo muito bom, porque logo no começo foi bem difícil, eu passava o dia deitada, dormindo, e no celular. E eu, que era acostumada com crianças todos os dias, meu dia era muito corrido, eu trabalhava dois horários, então, essa atividade foi muito boa para mim, porque ocupa a minha mente", compartilhou a paciente Daianne Ramos.

A ação terapêutica do Hospital de Clínicas demonstra o cuidado e a atenção da instituição com o bem-estar emocional das pacientes.

Texto de Kelly Barros / Ascom HC