Secretaria de Justiça (Seju) realiza ação de prevenção às drogas em escola de Belém
Iniciativa destacou a união de esforços para combater a dependência química, especialmente, entre jovens

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), promoveu uma ação de prevenção às drogas na escola estadual Marilda Nunes, em Belém. A iniciativa, na quarta-feira (2), faz parte do projeto “Prevenção 360º”, que promove a conscientização sobre os riscos associados à dependência química por meio de abordagem integrada de diversos fatores psicológicos e habilidades socioemocionais.
O coordenador da Cenpren, Edwin Júnior, explica que a direção da escola convidou a Seju para dialogar com a comunidade, principalmente com pais de alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental. “Foi um momento de troca de saberes, de alertar sobre os malefícios das drogas para o organismo humano, em especial, com o uso de cigarro eletrônico. Também falamos sobre a importância de hábitos saudáveis para a vida”, afirma.

Coordenador da Cenpren, Edwin Júnior destaca que a conscientização dos pais é fundamental nas ações de prevenção.
“O vínculo familiar positivo é fundamental para afastar a juventude das mazelas sociais. Os pais e responsáveis são os grandes incentivadores dos filhos e também difusores de informações, orientando a não usarem drogas ou, caso estejam usando, que busquem ajuda para não usar mais. E aqui destacamos a atuação da rede de apoio para essas pessoas”.

Trabalho integrado - A professora Shirlene Dias lembra que a sobrinha estudou na escola Marilda Nunes e, naquele período, obteve mais informações sobre o trabalho de prevenção realizado pela Seju. Após participar da ação promovida pela Cenpren, ela reafirmou a necessidade de uma atuação integrada no combate à dependência química. “Escola, família, comunidade, todos têm que partilhar o trabalho. Sabemos que o cigarro, por exemplo, faz mal, mas precisa sempre ter essa conscientização em diferentes níveis. Porque isso também é salvar vidas”.

A Secretaria de Justiça é gestora da política de prevenção às drogas no âmbito do Estado do Pará. Além do trabalho da Cenpren em conjunto com escolas e rede protetiva, o órgão também preside o Conselho Estadual sobre Drogas, que coordena as políticas públicas de prevenção, além da repressão e recuperação da dependência química.