Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escolas estaduais de todo Pará promovem ações de conscientização sobre o autismo

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), diversas unidades da rede mobilizaram a comunidade escolar

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
02/04/2025 19h11

Uma educação de qualidade também se faz com inclusão, por isso, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), escolas estaduais de todo o território paraense mobilizaram estudantes, professores, pais e comunidade em ações de conscientização sobre a causa.

Em Santarém, na Região de Integração do Baixo Amazonas, a Escola Estadual Ezeriel Mônico de Matos promoveu uma blitz de sensibilização sobre o autismo para conscientizar a comunidade sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), destacando a importância da educação escolar inclusiva. A unidade escolar é referência no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, durante a ação, esteve na esquina da Avenida São Sebastião com a 7 de setembro. Além da blitz do autismo, a escola realizou leituras de texto e reflexão sobre o tema durante o dia na unidade.

“A conscientização do autismo nas escolas é de fundamental importância para que se haja a inclusão e o respeito, assim promovendo, por meio de atividades, palestras, workshops, reunião com as famílias, com a comunidade escolar, para esclarecimento das dúvidas, da rede de apoio, da intersetorialidade em nosso estado, ajuda muito os pais para que os alunos possam ter sucesso no próprio ensino e aprendizagem”, disse Denise Corrêa, coordenadora de Educação Especial da Seduc.

A Escola Estadual Rosalina Alvares Silva Cruz, no bairro da Sacramenta, em Belém, promoveu uma caminhada para chamar atenção da comunidade. Além da comunidade escolar, a ação contou com apoio da Guarda Municipal de Belém. 

Já na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, no conjunto Marex, em Belém, atividades lúdicas e pedagógicas foram realizadas, como rodas de conversa e jogos educativos.

Em Ananindeua, a Escola Estadual Professora Maria Helena Valente Tavares também promoveu uma grande ação de conscientização e envolveu os estudantes em uma roda de conversa para debater sobre respeito e inclusão.

Atendimento especializado - Por meio da Coordenadoria de Educação Especial (COEES), a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) atende mais de 6 mil estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) garantindo suporte, acolhimento, educação e profissionais qualificados.