Usinas da Paz fortalecem acesso da população a serviços de saúde física e mental no Pará
Campanhas de vacinação e oferta de óculos de grau estão entre as ações do Governo nos complexos multifuncionais

Atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos são oferecidos, regularmente, pelas Usinas da Paz, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Os complexos multifuncionais, implementados pelo Governo do Pará, fortalecem o acesso da população a serviços gratuitos de saúde e estão disponíveis nas 11 Usinas da Paz em funcionamento, nas cidades de Belém, Ananindeua, Marituba, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

“A parceria entre a Sespa e as Usinas da Paz tem sido fundamental para ampliar o acesso da população a serviços de saúde, especialmente em campanhas de vacinação e nas ações voltadas para os meses alusivos à saúde. A descentralização desses atendimentos permite que mais pessoas sejam alcançadas, reduzindo filas e agilizando o cuidado com a saúde da população”, ressalta Ivete Vaz, titular da Sespa.

Em março, as usinas de Belém, Ananindeua e Marituba receberam a segunda e última etapa da campanha de vacinação dos complexos. Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população contra diversas doenças, a disponibilização do imunizante no final de semana facilita o acesso da população, especialmente para aqueles que não têm disponibilidade durante a semana. Mais de mil doses das vacinas Influenza, HPV, Hepatite B, Febre Amarela, Tétano e Tríplice Viral foram ministradas nos dois últimos sábados, 15 e 22 de março, datas das duas etapas da campanha.
De acordo com a coordenadora do programa "Saúde por todo o Pará", Marilda Braga, desde a implantação da 1ª Usina da Paz, em 2021, a Sespa é umas das principais secretarias atuantes no programa Territórios Pela Paz (TerPaz). “Escutamos relatos de vários pacientes que aguardavam por uma cirurgia e conseguiram através da implantação desses serviços dentro das Usinas. Levamos os serviços da atenção à saúde especializada ao melhor e mais rápido alcance da população”, afirma.

Qualidade de Vida – Entre as outras ações de saúde do Governo do Estado nas Usinas da Paz, está a entrega de óculos de grau a pessoas atendidas em consultas oftalmológicas, por meio dos programas "Governo do Pará nos Bairros" e "Por Todas Elas". Em 2025, já foram disponibilizados cerca de 3 mil novos óculos de grau.
"O Governo do Estado, seja por meio das Usinas da Paz quanto em ações itinerantes, tem cumprido o papel de facilitar o acesso da população a serviços de saúde, oferecendo atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e diversas ações de prevenção para garantir mais bem-estar e dignidade para todos. Seguimos trabalhando para fortalecer essa rede e ampliar o acesso à saúde nas comunidades paraenses", disse Elieth Braga, secretária de Articulação da Cidadania.

A aposentada Maria Lobato foi beneficiada no início deste ano com um novo par de óculos. “Estava há três anos com o mesmo óculos, sem conseguir trocar, por conta do valor. Em média, um novo custa mais de 300 reais com o meu grau e eu não tinha como arcar. Essa oportunidade do Governo foi muito importante, por ser gratuita e porque eu já não estava mais enxergando com nitidez. Ganhar uma nova visão com os óculos recebidos representa pra mim qualidade de vida”, comemora.
Serviço- As informações e datas para agendamentos das consultas podem ser consultados presencialmente na administração de cada unidade ou por meio do Instagram oficial @usinasdapaz. Durante a semana, a Sespa tem atendimento todos os dias, além do trabalho de regulação das consultas especializadas dos pacientes atendidos e orientações informativas com palestras e encaminhamentos necessários.
Atualmente, onze Usinas da Paz estão em pleno funcionamento no Pará. São cinco usinas na capital, Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Cabanagem e Bengui), uma em Ananindeua (Icuí Guajará), outra em Marituba (Nova União) e também no município de Castanhal, na Região Metropolitana. As outras três estão nos municípios de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Outras 26 Usinas da Paz estão sendo construídas no Pará.