Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

“Março das Águas” levou mais de 200 alunos ao Complexo Bolonha

Realizada pela Cosanpa, programação reuniu educação e preservação da água 

Por Marcelo Leite (COSANPA)
02/04/2025 16h53

Celebrado como mês das águas, março gerou importantes resultados para a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Entre eles, o número de estudantes que visitaram o Complexo Bolonha, em Belém. A unidade, que concentra sistemas de captação, tratamento e análise de qualidade da água distribuída em Belém e Ananindeua, recebeu 250 alunos de escolas públicas e particulares entre os dias 19 e 31 de março. 

O adolescente Adriel de Castro conheceu o Complexo Bolonha durante uma atividade escolar. “Foi importante conhecer sobre o processo de tratamento da água e entender que não podemos usar de forma errada, principalmente quando for usar a torneira que muita gente deixa aberta enquanto escova os dentes ou lava louças. Pode parecer um tempo pequeno, mas o gasto de água é grande”, conta Adriel. 

As visitas ao Complexo Bolonha integram as atividades da Assessoria de Programas Sociais (APS) da Cosanpa, pelo qual a Companhia realiza uma série de ações educativas e de integração com comunidades. Anasthácia Almeida é uma das assessoras do Programa e explica que as visitas fortalecem conceitos e iniciativas sobre preservação da água no cenário climático global.  

“A visitação guiada ao Bolonha é uma experiência rica para quem busca conhecer e reconhecer a extrema importância da preservação ambiental. Para a comunidade escolar, é uma vivência prática sobre como produzimos água e como as mudanças climáticas interferem na manutenção desses sistemas e, consequentemente, no bem-estar de todos que consomem água nas diferentes atividades diárias”, pontua Anasthácia. 

Complexo Bolonha - Atualmente, por meio do Complexo Bolonha, a Cosanpa distribui água para mais de 1 milhão de pessoas em Belém e Ananindeua. No último ano, mais de 2 mil pessoas visitaram a unidade que segue de portas abertas para receber novos grupos de escolas de ensino médio, universidades, cursos técnicos e da comunidade em geral.  

Os agendamentos são feitos por e-mail ([email protected]) e no mesmo devem constar informações sobre a instituição, nome do responsável, curso ou comunidade representada, quantidade de alunos, e-mail, telefone e sugestão de data e hora da visita.