Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA VIÁRIA

Detran capacita gestores municipais de trânsito de Castanhal e região 

Objetivo é trocar informações e atualizar gestores sobre técnicas de segurança viária

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
02/04/2025 16h53

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou nesta quarta-feira, 2, o Curso para Gestores de Trânsito. A capacitação ocorre na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) de Castanhal e tem como objetivo preparar os novos gestores para o planejamento, gestão e operação do trânsito nos municípios onde atuam.

Além de Castanhal, participam do curso gestores municipais de Colares, Igarapé-Açu, Curuçá, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santo Antônio do Tauá, São Francisco do Pará, Santa Maria, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Vigia, São Domingos do Capim e dos municípios da Região Metropolitana de Belém.

Ministrado por técnicos da área operacional do Detran, o curso tem como foco a segurança viária e os principais instrumentos para a preservação da vida no trânsito, como sinalização viária, educação para o trânsito e operações de fiscalização.

O diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, destaca a importância da troca de informações, uma vez que a legislação de trânsito está em constante atualização, e novas ferramentas são empregadas para reduzir sinistros graves, que continuam em crescimento no Brasil e no Pará. Para ele, a municipalização do trânsito é essencial, pois estatísticas indicam que, onde os municípios assumem a gestão do tráfego local, os índices de mortes são menores. "Além de municipalizar, é fundamental capacitar os técnicos nas áreas de educação, engenharia e sinalização", avalia.

A tecnologia aplicada ao trânsito é uma tendência mundial e está entre os temas abordados no curso. O técnico do Detran, Manoel Costa, destacou que em quase 90% dos locais onde há equipamentos eletrônicos de fiscalização de velocidade, o percentual de acidentes é praticamente zero. Desde 2021, o Detran tem reforçado a fiscalização eletrônica, resultando em uma redução expressiva do desrespeito às leis de trânsito em rodovias como as PAs-391 (Belém-Mosqueiro), 324 e 124 (acesso a Salinópolis), onde o índice de infrações está atualmente abaixo de 5%.

Durante a abertura do curso, o prefeito de Castanhal, Hélio Leite, ressaltou a importância da parceria entre o Detran e os municípios, destacando a necessidade de uma atuação conjunta para reduzir a violência viária. "O Estado está disponibilizando todo o seu suporte para nos auxiliar na missão de preservar vidas no trânsito. Precisamos unir esforços para construir um trânsito mais seguro, e este encontro representa um passo fundamental nessa direção", afirmou.

O Curso para Gestores de Trânsito segue até sexta-feira, 4, abordando temas como legislação, planejamento, tecnologias e inovações na segurança viária, além de iniciativas práticas para aprimoramento da educação, engenharia e fiscalização do trânsito.