Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Natea Caetés reforça compromisso com a inclusão no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Integrante da rede pública de saúde do Governo do Pará, o Natea Caetés é referência no atendimento a pessoas com TEA, oferecendo suporte especializado a partir de um olhar humanizado e multidisciplinar

Por Ascom (Governo do Pará)
02/04/2025 16h19

Data dedicada a promover informação e inclusão, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi celebrado no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Caetés, em Capanema, nordeste paraense, nesta quarta-feira (2). Entregue pelo Governo do Pará em outubro de 2022, a unidade é referência no atendimento a pessoas com TEA, oferecendo suporte especializado a usuários na faixa etária de 3 a 18 anos, a partir de um olhar humanizado e multidisciplinar.

Participantes da ação inclusiva que celebrou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Em 2024, o Núcleo alcançou 65.458 atendimentos e, apenas nos dois primeiros meses de 2025, totaliza 13.757 atendimentos, resultado do trabalho da equipe multiprofissional, composta por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, serviço social, enfermagem e cuidadores. O cuidado integrado reforça o compromisso da instituição com o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários, proporcionando um ambiente de acolhimento e interação social.

Reflexão - A gerente do Natea Caetés, Tassilene Gonçalves, disse que o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é um momento de reflexão e compromisso com a inclusão, e contribui para  destacar o papel essencial do Núcleo na Região de Integração Rio Caeté ao garantir atendimento especializado e suporte às crianças com TEA e a suas famílias.

“Que hoje não seja apenas um dia de conscientização do autismo, mas que seja uma realidade todos os dias. Que possamos voltar nossos olhares para os familiares e autistas que vivem uma realidade nem sempre fácil. O Natea tem um papel fundamental nesse processo, oferecendo acompanhamento especializado e garantindo que os usuários infantis tenham acesso às terapias necessárias para o seu desenvolvimento. Acreditamos que estamos no caminho para que haja mais progresso nas políticas públicas, e que todas as crianças possam ter acesso aos atendimentos”, disse Tassilene Gonçalves.

Gisele e Sibelly: 'Natea foi um grande divisor de águas'

Reconhecimento - Gisele Azevedo Pires, 37 anos, é mãe de Sibelly Wanessa Pires Borges, 11 anos. Residente no município de Bragança, a 42 km de Capanema, Gisele acompanha a filha ao Natea Caetés há um ano e dois meses, e afirmou que o “Natea foi um grande divisor de águas nas nossas vidas. Minha filha, que tem nível de suporte 2, teve uma grande evolução com as terapias oferecidas aqui. Já realizamos acompanhamento em outros lugares, mas aqui realmente foi um diferencial. E sobre a data, é um momento de reflexão e conscientização, para que a sociedade compreenda e respeite as particularidades das pessoas com autismo, promovendo inclusão e mais oportunidades para todos”.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) - formado pelo Hospital Regional, Policlínica e Natea - integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC