Turismo e mídias sociais são tema de palestra no Teatro Maria Sylvia Nunes
Considerado um dos maiores setores da economia do mundo, o turismo exerce papel fundamental no desenvolvimento e crescimento econômico. De segunda-feira (21) ao dia 27 deste mês, comemora-se a Semana do Turismo, e no dia 27, a data mundial, estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) desde 1980.
Na segunda-feira (21) a jornalista Silvia Regina Oliveira Matar, presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagens (ABBV) e editora do site Matraqueando, especializado em viagens e gastronomia, ministra a palestra “O turismo e as mídias sociais”, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seção Pará, e secretarias de Estado de Comunicação (Secom) e de Turismo (Setur), com apoio do Sindicato dos Jornalistas (Sinjor) e da organização social Pará 2000.
Na ocasião, também será lançado o III Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”. A programação é aberta a estudantes de jornalismo e turismo, imprensa e autoridades do trade. Na ocasião, também ocorre a cerimônia de posse da nova diretoria da Abrajet Pará no biênio 2016/ 2017. No Pará, a associação existe desde 2006, tendo representação ativa no Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur) e no Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).
"O Governo do Estado reconhece o turismo como importante atividade econômica geradora de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida aos que vivem e aos que visitam o Pará. Este Prêmio simboliza esse reconhecimento e presta homenagens aos profissionais de comunicação e simpatizantes da causa em nome do pioneiro do turismo e do jornalismo especializado paraense em sua ligação com a Europa através de Portugal, o comendador Joaquim Marques dos Reis ", diz o secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes.
"Além da imprensa especializada e dos cadernos e programas de turismo da mídia tradicional, cada pessoa sempre foi uma importante peça na divulgação do turismo de uma cidade ou região. Agora, com as redes sociais, isso foi potencializado. Seja alguém que visitou ou um morador da região, publicando na rede e levando para centenas, às vezes milhares, de pessoas a sua experiência e estimulando outras a conhecer e fazer turismo, movimentando a economia. Nesse contexto, é importante debatermos o potencial, positivo e negativo, das redes na promoção do turismo", destaca o Secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin.
Serviço: Palestra “O turismo e as mídias sociais”. Segunda-feira (21), às 18h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas (Boulevard Castilhos França, s/n, Campina). Inscrições gratuitas no local, no dia do evento.