Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escola Estadual Prof. Poranga Jucá, em Belém, promove ação pela diversidade e inclusão

Em alusão ao Dia Mundial do Autismo, a Escola reuniu estudantes, familiares e integrantes da comunidade escolar para celebrar a diversidade

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
02/04/2025 11h12

Celebrado no dia 2 de abril, o Dia Mundial do Autismo é um momento para refletir sobre inclusão social, equidade e respeito às singularidades. Pensando nisso, a Escola Estadual Prof. Poranga Jucá, em Belém, realizou um evento com estudantes, familiares e membros da comunidade escolar para celebrar a diversidade e promover a inclusão. A programação reforçou o compromisso da instituição em criar um ambiente acolhedor e respeitoso para todos.

Ao chegarem à escola, os visitantes foram calorosamente recebidos por estudantes que seguravam placas com frases sobre inclusão. Na entrada, uma caixa de som tocava músicas de acolhida, criando um ambiente festivo. Em seguida, cada representante da escola compartilhou breves reflexões sobre a importância do evento, enfatizando o compromisso com a inclusão e o acolhimento no ambiente escolar.

“É muito importante que eu participasse da programação, porque sou eu que estou diretamente ligado ao meu colega com deficiência no dia a dia. Então é responsabilidade minha me envolver com esse colega e oferecer a ele um ambiente de acolhimento e inclusão. O trabalho que eu e os meus amigos fizemos foi sobre leitura e foi muito legal participar, desde a produção e as leituras de frases que motivam e promovem a inclusão dentro da escola”, conta Sidney Mateus, estudante do 9º ano. 

Para Frank Gonçalves, vice-diretor administrativo da unidade, a escola tem esse papel de sensibilizar toda a comunidade escolar. “Esperamos, com a culminância  dos trabalhos, que os estudantes aprendam a valorizar ainda mais o ambiente educacional em que estão inseridos. O objetivo da ação foi justamente sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da inclusão”, destacou o vice-diretor Administrativo da unidade. 

A programação contou ainda com apresentações que destacaram a criatividade e o talento dos discentes, como coral, acrósticos com a palavra ‘Inclusão’, nos quais reforçaram os valores fundamentais para o ambiente escolar. Também teve exposição dos alunos, bem como exibição de curta-metragem, proporcionando momentos de lazer e aprendizado. 

“A conscientização do autismo nas escolas é de fundamental importância para que se haja a inclusão e o respeito, assim promovendo, por meio de atividades, palestras, workshops, reunião com as famílias, com a comunidade escolar, para esclarecimento das dúvidas, da rede de apoio, da intersetorialidade em nosso estado, ajuda muito os pais para que os alunos possam ter sucesso no próprio ensino e aprendizagem”, disse Denise Corrêa, coordenadora de Educação Especial da Seduc

Durante a ação, houve homenagens para as famílias atípicas que fazem parte da comunidade escolar. Para finalizar o evento, todos participaram do "Baile da Inclusão", celebrando juntos ao som de músicas tradicionais, como Carimbó, incluindo as canções "Uma Mão Leva a Outra" e "Povoada". Esse momento ressaltou a riqueza cultural paraense.