Em Marabá e Tucuruí, Governo avança no tratamento de pessoas com autismo
Núcleos de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (NATEA) oferecem atendimento especializado e inclusão social e promovem qualidade de vida
Nesta quarta-feira (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data que reforça a importância do diagnóstico precoce e de políticas públicas inclusivas. No interior do Pará, o governo estadual tem avançado no tratamento de pessoas com autismo com os Núcleos de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea), nas cidades de Tucuruí e Marabá, levando esperança, qualidade de vida e bem-estar aos usuários e às famílias deles.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, explica que o núcleo oferece um atendimento holístico e humanizado com o objetivo no avanço integral da saúde do usuário e de sua família.
“Contamos com uma equipe multiprofissional composta por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos que atuam de forma integrada, utilizando a análise comportamental como ponto de partida para o desenvolvimento de intervenções. E dessa forma, os Nateas seguem avançado no Pará, trazendo assistência especializada à população”, ponderou a titular da pasta.
Descentralização
As Policlínicas/Natea de Tucuruí, assim como a de Marabá, está sob a gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e juntos, buscam atender às necessidades imediatas dos usuários.
"Em parceria com o Governo do Estado, nosso objetivo é oferecer um atendimento humanizado e personalizado, garantindo que cada paciente receba o suporte necessário para seu desenvolvimento e inclusão social. Contamos com uma equipe multidisciplinar dedicada a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias", afirmou Rodrigo Moreira, diretor administrativo do ISSAA.
Em números
Em Tucuruí, a Policlínica/Natea, na região de integração do Lago de Tucuruí, ultrapassou as expectativas ao realizar mais de 26 mil atendimentos somente em 2024.
Para 2025, a projeção é ampliar ainda mais o alcance dos serviços. "Até o final deste ano, projetamos realizar mais de 51 mil atendimentos apenas em Tucuruí, consolidando o Natea como uma referência regional no cuidado para pessoas com autismo", garantiu o gestor.
Somente em 2024, a Policlínica do Lago de Tucuruí realizou 45.168 consultas médicas com especialistas e 13.415 procedimentos não médicos, totalizando 58.583 atendimentos ambulatoriais. Além disso, a central diagnóstica realizou 211.412 exames neste mesmo período. Nos últimos 12 meses, a unidade também registrou 390 pequenos procedimentos cirúrgicos, demonstrando a eficiência e a amplitude dos serviços prestados.
Avanços
A Policlínica/Natea da região de Carajás, em Marabá, será inaugurada no sábado, no próximo sábado, 5 de abril, como parte das comemorações do aniversário da cidade. A estrutura impressiona pelo porte e modernidade: são 2.482,55 m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos e 53 salas. O investimento de R$ 26 milhões realizado pelo Governo do Pará reforça o compromisso do Estado em ampliar os serviços de saúde na região.
A educadora Kátia Maria, moradora de Marabá e vizinha da nova unidade de saúde, expressou seu entusiasmo com a chegada do equipamento, destacando a importância para as famílias que têm crianças com autismo. "Esse espaço vai contribuir para os pais que lida com o autismo no dia a dia. Tenho amigos com filhos que enfrentam desafios diários por falta de atendimento especializado. Estou ansiosa para ver como a unidade vai transformar a realidade dessas famílias”, explicou.
O Natea em Marabá proporcionará para crianças, jovens, adultos, atendimento especializado com neuropediatria, pediatria, psiquiatria, assistentes sociais, enfermeiros, pedagogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Os pacientes também terão acesso a sessões multiprofissionais que incluem atividades de educação física, fonoaudiologia, entre outros, promovendo o desenvolvimento e qualidade de vida.
Além do Natea a Policlínica de Marabá contara atendimento ambulatorial em mais de 30 especialidades, exames laboratoriais e de imagens de alta complexidade, ressonância magnética, tomografia computadorizada e mamografia, dentre outros serviços.
Com essas iniciativas, o Governo do Pará demonstra seu compromisso em promover inclusão e qualidade de vida para pessoas com autismo, consolidando-se como referência em políticas públicas voltadas à saúde mental e ao desenvolvimento humano.
Texto de Roberta Paraense e Ederson Oliveira