Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Hospital da Mulher do Pará abre atendimentos para tratamento com especialista em dor e consulta dermatológica

Especialidades garantem técnicas terapêuticas e acompanhamento individualizados

Por Helen Alves (HMPA)
01/04/2025 17h10

Com atendimento integral ao público feminino, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA) avança com novos tratamentos. Nesta terça-feira (01), duas novas especialidades para consulta ambulatoriais foram iniciadas, uma direcionada ao tratamento da dor e a outra à dermatologia. 

O HMPA tem como diferencial o tratamento da endometriose que pode causar dores intensas, comprometendo a qualidade de vida das mulheres diagnosticadas e como alguns casos não são cirúrgicos, é feito o acompanhamento ao logo da vida. A medicina da dor, como é conhecida, agrega nesse cuidado individualizado, conforme explica o médico fisiatra Carlos Costa com especialidade em dor.

Fisiatra Carlos Costa

"Vamos direcionar aqui a área de atuação em dor, voltada para os principais acometimentos relacionados à saúde da mulher. Se formos fazer uma análise epidemiológica, as dores que mais acometem a mulher estão relacionadas à endometriose e à fibromialgia, está muito comum também e afeta 12 mulheres para cada homem. Mas a área de dor é muito extensa, podemos tratar desde pacientes com uma simples dor no pescoço, dor na coluna, dores musculares até às mais graves", detalhou.

O especialista destaca ainda que além das consultas, serão realizadas ainda algumas intervenções. "Vamos fazer bloqueios de nervos periféricos, os realizados com anestésicos e podem ser aplicados para dores neuropáticas, dores musculares, dores de hérnia de disco, de ombro, de joelho, quadril, assim, como dores musculares, e claro, os voltados ao tratamento da endometriose e do tratamento da fibromialgia, além disso, utilizaremos técnicas como acupuntura e agulhamento a seco ou dry needling", reforçou o fisiatra.

O médico acrescenta que o HMPA se estabelece como referência nesse tratamento especializado, não só no Pará. "O Hospital da Mulher do Pará está à frente nesse tratamento, este vai ser o primeiro hospital, a primeira instituição, a fazer bloqueio simpático venoso na região norte, especialmente pelo SUS", enfatiza.

Com queixas de dores musculares, a secretária Cristina Barros foi encaminhada por um posto de saúde para consulta na unidade hospitalar. Ela comentou que está animada com a possibilidade de fazer o seu primeiro tratamento. "Eu convivo com essa dor há uns três anos e eu ainda não tinha encontrado um médico que fizesse esse tratamento e fiquei muito contente com o hospital, o doutor foi bastante atencioso, foi muito bom".

Dermatologia

Os cuidados com a saúde da pele, unhas e cabelo estão disponíveis a partir deste mês de abril no HMPA. A dermatologista Jéssica Paixão ressalta que os atendimentos são voltados à avaliação e tratamento de diversas doenças.

Dermatologista Jéssica Paixão

"São mais de 3 mil doenças dermatológicas para tratamento. Aqui os pacientes são encaminhados para realizar diagnóstico de doenças crônicas, como psoríase, hanseníase e lúpus, além de avaliação para procedimentos cirúrgicos ou biópsias e as outras doenças dermatológicas mais leves, consideradas comuns, como acne, rosácea e fungos", detalhou a dermatologista. 

Serviço: Para ser atendida no Hospital da Mulher do Pará é necessário encaminhamento via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de origem da paciente ou pelo atendimento de consultas nas Usinas da Paz. O HMPA está localizado na Av. Gentil Bittencourt, nº 2175.