Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Governo abre inscrições para congressos na área da Saúde

A programação no Hangar será diversificada e própria aos interesses de profissionais e acadêmicos de saúde

Por Mozart Lira (SESPA)
01/04/2025 16h34

Entre 08 e 10 abril de 2025, acontecerá no Hangar Centro de Convenções, em Belém, o I Congresso Amazônico de Transplante juntamente com o IV Congresso Anual da Santa Casa e o II Simpósio de Gestão Assistencial em Enfermagem.     

Realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Fundação Santa Casa de Misericórdia, os três eventos simultâneos estão com inscrições abertas pelo site https://www.even3.com.br/santacasapara25/, cujo valor varia conforme a categoria profissional.   

“São eventos independentes, mas integrados aos fazeres de assistências em saúde e discussões técnico científicas pertinentes ao desenvolvimento e atualização de saberes de saúde na Região”, explica o coordenador estadual da Central de Transplantes, Alfredo Abud.     

A abertura oficial dos eventos ocorrerá no dia 08, às 17h30. De forma específica, o Congresso de Transplante disponibilizará uma programação temática diversificada e própria aos interesses de profissionais e acadêmicos, contando com três cursos pré-congresso e uma maratona temática acerca do Programa de Transplantes - suas rotinas, protocolos, aspectos legais e técnicos nas diversas modalidades de serviços, desafios e outras discussões.   

Os três cursos anteriores ao Congresso Amazônico de Transplante acontecerão no dia 08 de abril. O primeiro é intitulado “Seleção de doador e manejo de pacientes em transplantes de órgãos sólidos (módulo I) e de medula óssea (módulo II), que acontecerá no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia. O módulo I ocorrerá entre 8 e 12 horas e o módulo II de 14 às 18 horas. 

O segundo curso é “Entrevista familiar: desafios na abordagem para doação de órgãos e tecidos para transplante”, a ocorrer entre 8 e 18 horas na sala Marajó 1, do Hangar. 

O terceiro curso pré-congresso é o de “Capacitação para diagnóstico em morte encefálica (CDME)”, que ocorrerá entre 08 e 17 horas na sala Multiuso 01, da Santa Casa, em Belém. A atividade é voltada para médicos neurologistas e neurocirurgiões adulto e pediátricos, intensivistas e de emergências, ou outras especialidades com comprovação junto a pacientes críticos. 

Com o tema “Avanços e desafios em transplantes na região Amazônica”, o conteúdo do Congresso Amazônico de Transplantes contará com duas abordagens: Gestão e Educação em Transplantes, no dia 09 de abril, e Integração, Inovação e Futuro, no dia seguinte. 

No dia 09, o conteúdo será formado pela mesa redonda “Avanços técnicos”, seguida de sessão plenária “Desafios únicos na região amazônica". Pela tarde, acontece a mesa redonda “Logística e governança no sistema de transplantes na Amazônia", seguida por “Educação em transplantes” e a conferência “O SNT e a transplantação na região Amazônica”. 

No dia 10, o conteúdo será formado pelas mesas redondas “Perspectivas para o futuro dos transplantes na Amazônia”, “Fortalecendo a integração entre centrais de transplante e equipes médicas’, “Gestão de listas de espera” e “Ampliação no acesso, com resultados”, seguida da conferência “Futuro dos transplantes: perspectivas para aumento da oferta de enxertos”.