UTI do Hospital Regional dos Caetés é premiada com selo de excelência por segurança e qualidade
O selo UTI Eficiente/2025, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e a Epimed Solutions, segue os rigorosos critérios de segurança e assistência estabelecidos pela RDC 7, da Anvisa

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, obteve reconhecimento nacional com o selo UTI Eficiente/2025, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Epimed Solutions, que destaca o HRPC entre os 304 hospitais brasileiros que se sobressaíram em qualidade e performance no atendimento a pacientes críticos, seguindo os rigorosos critérios de segurança e assistência estabelecidos pela RDC 7, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entre os 304 hospitais reconhecidos nesta edição, 164 são privados, e receberam o selo Top Performer. O Selo de Eficiência foi concedido a 82 instituições, entre as quais a UTI do Regional dos Caetés, um dos cinco hospitais públicos estaduais do Pará premiados.

A Resolução da Diretoria Colegiada nº 7, da Anvisa, que aprova os requisitos para funcionamento de UTIs - públicas, privadas, filantrópicas, civis ou militares -, tem como objetivo principal estabelecer padrões de funcionamento dessas unidades, reduzindo riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e ao meio ambiente.
Certificação - O selo UTI Eficiente é concedido às unidades que apresentam desempenho acima da média nacional, situando-se entre o 33º e o 50º percentual das melhores UTIs avaliadas. Além disso, a certificação é conferida a hospitais cujas UTIs participam do Sistema Epimed Monitor, um dos maiores bancos de dados sobre pacientes críticos no mundo, que coleta informações detalhadas sobre a epidemiologia das UTIs.
No Pará, o HRPC, ao lado de outras instituições premiadas, foi avaliado por meio de índices prognósticos para medir o desempenho na assistência intensiva, consolidando-se como referência em segurança e eficiência na gestão hospitalar.

Compromisso - Para o gerente Assistencial do HRPC, Eduardo Machado, "esse reconhecimento é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de nossa equipe para garantir a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes críticos. Cada desafio enfrentado, fortaleceu nosso compromisso com a excelência, e essa premiação é uma prova de que estamos no caminho certo".
O coordenador da UTI do HRPC, Carlos Santos, destacou a importância da certificação e o trabalho da equipe para alcançar o Selo Amib/2025. "A certificação de UTI Eficiente é o compromisso da nossa equipe em oferecer um atendimento de qualidade e segurança aos nossos usuários. Isso reflete o resultado de um trabalho contínuo de aprimoramento, que envolve inovação, capacitação e a implementação de novos métodos para melhorar, cada vez mais, a assistência. A avaliação realizada pela Amib e pelo sistema Epimed reforça que, mesmo em um cenário desafiador, conseguimos garantir um cuidado eficiente e seguro. Esse selo também mostra que unidades públicas podem alcançar altos padrões de desempenho, oferecendo um atendimento de excelência à população", disse Carlos Santos.

Aprovação – A usuária Odileia Procópio Gouveia, 52 anos, residente no município de Tracuateua, a cerca de 32 quilômetros de Capanema, esteve internada na UTI do HRPC devido a uma infecção pelo cateter. Paciente de hemodiálise, ela contou ter passado 20 dias na UTI, e acrescentou que "só tenho a agradecer a toda a equipe pelo cuidado e atenção que tiveram comigo. Sempre fui bem tratada, e isso fez toda a diferença na minha recuperação. Esse prêmio é mais do que merecido, pois reconhece o excelente trabalho que fazem todos os dias".

Hospital Regional Público dos Caetés conta com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC