Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Seduc mobiliza escolas estaduais para a preservação ambiental e protagonismo estudantil

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. O evento reuniu 24 unidades escolares

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
01/04/2025 16h10

Visando apoiar e promover ações educacionais inovadoras que favoreçam o protagonismo dos estudantes e incentivem a conexão com a natureza e a preservação ambiental, foi lançada a campanha "Guardiões da Natureza". A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (1), reuniu 24 unidades escolares no auditório da Escola Estadual Visconde de Souza Franco.

Mauro Tavares, coordenador de Educação Ambiental da Seduc

"É uma grande satisfação estarmos aqui hoje para o lançamento desta campanha. Quero agradecer a parceria da Diretoria Regional de Ensino Belém 7, que sempre tem se mostrado disponível e, principalmente, incentivado as escolas a se engajarem cada vez mais em projetos relacionados à educação ambiental. A Política Ambiental no Pará vai além da criação do Componente de Educação Ambiental, que chegou às escolas estaduais. Ela traz consigo um conjunto amplo de temas que tem como principal objetivo promover uma educação ambiental crítica, climática e, acima de tudo, transformadora", destaca Mauro Tavares, coordenador de Educação Ambiental da Seduc.

Durante a programação, que reuniu as escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino Belém 7, os palestrantes apresentaram a campanha e explicaram como participar da iniciativa, que está no site - aprendizagemcriativa.org/guardioes. 

A programação também incluiu diversas exposições de trabalhos realizados pelos estudantes, voltados para a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, que institui o componente de Educação Ambiental. Entre as exposições, destacou-se a dos estudantes da Escola Estadual Casa da Criança Santa Inês, que apresentaram o reaproveitamento do óleo de cozinha e das cascas de alimentos na produção de produtos sustentáveis.

Ana Beatriz, estudante

“Fazer a experiência de fazer o sabão, a vela e as outras coisas, são importantes aprender e todas as pessoas deveriam saber sobre como cuidar do nosso planeta. Todos os trabalhos da escola são legais e eu procuro sempre participar e aprender sobre as muitas atividades ambientais”, disse Ana Beatriz, estudante do 5° ano do ensino fundamental. 

Outro trabalho exposto foi o da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, que apresentou eco-bags, compostagem escolar e práticas sustentáveis desenvolvidas pelos estudantes e professores. "É importante, além de aprender mais sobre o estudo da educação ambiental, adquirirmos um conhecimento mais profundo sobre o assunto. Isso nos permite ajudar não só as outras pessoas, mas também o meio ambiente. Isso é algo muito interessante, porque, além de contribuir com o meio, conseguimos repassar nosso conhecimento para os outros”, afirma Flávia Luísa, estudante do 9° ano do ensino fundamental. 

O projeto tem como compromisso contribuir para a preservação do meio ambiente, promovendo práticas sustentáveis e a conscientização sobre a importância de cuidar do planeta. Refletir sobre as ações individuais e coletivas é fundamental para entender os impactos que causamos no meio ambiente e na sociedade, alinhando as atividades do projeto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Outro objetivo importante da campanha é incentivar e fortalecer o protagonismo juvenil, oferecendo aos jovens as ferramentas e a confiança necessárias para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.