Hemopa e Faculdade Católica promovem campanha de doação de sangue em Ananindeua
Ação realizada no polo da instituição em Ananindeua visa ampliar o número de doadores e reforçar os estoques da Fundação Hemopa

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, nesta terça-feira (1º), mais uma campanha solidária em parceria com a Faculdade Católica de Belém. A ação ocorreu no polo da instituição de ensino, localizado no município de Ananindeua, e contou com a participação de estudantes, colaboradores e moradores da comunidade.
Na última edição da campanha, realizada no mesmo local, foram coletadas 60 bolsas de sangue, quantidade que beneficiou até 240 pessoas. Com base no sucesso da mobilização anterior, a expectativa para a ação desta terça-feira é alcançar a meta de, pelo menos, 100 bolsas coletadas.

O coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Católica, Moisés Rocha Farias, destacou a relevância social da parceria. “Quando a unidade móvel da Fundação Hemopa vem até nós para realizar a coleta de sangue, isso representa não apenas uma ação concreta de solidariedade, mas também um compromisso social. Queremos que o nosso conhecimento acadêmico e religioso tenha um impacto efetivo na sociedade”, afirmou.

A assistente social da Fundação Hemopa, Marcela Ribeiro, ressaltou a importância da mobilização e da parceria com a faculdade. “É uma ação que realizamos duas vezes por ano e, de fato, os alunos e colaboradores participam ativamente. Além disso, conseguimos mobilizar também a comunidade do entorno”, pontuou.
Marcela também destacou que novas estratégias estão sendo discutidas para ampliar a participação popular nas próximas edições da campanha. “Estamos avaliando a inclusão de ações como carro de som, que permitem uma abordagem mais direta com a população local. Essa é uma forma de descentralizar nosso trabalho e fazer com que mais pessoas se envolvam com a causa”, explicou.

Entre os voluntários da campanha esteve o diácono Milber Dias, da Arquidiocese de Belém, que também colaborou com a organização do evento. “É um prazer muito grande abrir as portas para essa ação do Hemopa, na qual estamos envolvidos em várias atividades junto aos padres e à comunidade, incluindo a doação de sangue”, declarou.
Com cerca de 38 anos como doador regular, Milber reforçou a importância do ato voluntário. “Se dependesse apenas da minha orientação, do meu pedido pessoal, gostaria que todos pudessem doar sangue. Sei que há pessoas que não podem por questões de saúde, mas é importante procurar o Hemopa, fazer uma avaliação médica e verificar se é possível doar. Seja doador. Seja salvador de vidas também. Quando você doa sangue, está oferecendo a alguém uma nova chance, uma nova visão, uma nova vida”, concluiu.
Texto: Felipe Borges (Estagiário) - Ascom/Hemopa