Crianças do PSRM recebem visita especial do Dr.Alecrim, cão terapeuta da Polícia Militar
O animal mantém uma intensa agenda de visitas a hospitais, creches, escolas e abrigos, contribuindo para a adesão ao tratamento, promoção do bem-estar e redução da percepção da dor

Na manhã desta terça-feira, 1º de abril, os pequenos pacientes do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) que aguardavam consultas na recepção pediátrica, receberam a visita do "Dr. Alecrim", cão terapeuta do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará. O animal mantém uma intensa agenda de visitas a hospitais, creches, escolas e abrigos, contribuindo para a adesão ao tratamento, promoção do bem-estar e redução da percepção da dor.
A cinoterapia ou cãoterapia, como também conhecida, é um método terapêutico que utiliza o contato com cachorros para auxiliar no tratamento de pacientes. Além de proporcionar uma assistência mais humanizada, a técnica melhora a capacidade motora, fortalece o sistema imunológico, reduz os sintomas da depressão e da ansiedade, além de baixar a pressão arterial, promovendo o bem-estar dos pacientes.

Segundo o sargento Tiago Costa, um dos policiais que acompanhavam Alecrim, o cão terapeuta realiza visitas frequentes a hospitais, levando alegria e promovendo momentos de leveza, afeto e descontração, seja para crianças, jovens ou idosos. "O trabalho da cinoterapia é muito importante para as pessoas hospitalizadas, que estão enfrentando problemas de saúde. É emocionante e muito gratificante também para nós, que atuamos no Batalhão de Ações com Cães. Temos outros cães, mas, sem dúvidas, Alecrim é o mais famoso e requisitado. Ele é o nosso mascote", ressalta o policial.
O paciente Davi Guilherme Sena Costa, de 7 anos, morador do bairro Tenoné, foi uma das crianças que aguardavam atendimento na recepção do Pronto Atendimento Pediátrico quando Alecrim entrou no ambiente, atraindo imediatamente a atenção dos pequenos. Davi opinou sobre a visita do cão terapeuta: "Achei legal ele ter vindo aqui no hospital. Ele é grande, bonito, comportado e macio. Gostei muito do Alecrim", disse o menino.

De acordo com Watuzi Rebelo, analista do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e responsável por articular a visita do cão, a iniciativa teve como objetivo proporcionar um momento de descontração para pacientes e colaboradores, considerando que a hospitalização e o ambiente hospitalar podem impactar negativamente o humor de quem está em tratamento ou aguardando atendimento.
"Para as crianças, a hospitalização muitas vezes está associada a experiências que geram medo. Trazer o Alecrim, um renomado cão terapêutico do BAC, foi uma oportunidade de criar memórias mais positivas e menos traumáticas, especialmente para os pequenos. Esta visita foi um ensaio, pois temos a intenção de estabelecer uma parceria com o BAC para contar regularmente com essa experiência tão agradável, que animou tanto nossos usuários quanto nossos colaboradores", destaca a socióloga.

Serviço:
Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) funciona em regime de plantão 24 horas, para atendimento de urgência e emergência. A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em Belém e região metropolitana, e é referência estadual em cirurgia geral, pediátrica, vascular e torácica.
O PS estadual fica na avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde, e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto de Joelza Silva (Ascom PSRM)