Pronto-Socorro estadual celebra dia da Saúde e da Nutrição com ação para pacientes e acompanhantes

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, comemorado anualmente em 31 de março, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), juntamente com o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, promoveu, no final da tarde nesta segunda-feira (31), ação para pacientes e acompanhantes das unidades de internação. O evento contou com orientações nutricionais e informações sobre os "Dez passos recomendados para uma vida mais saudável", que são eles:
Passo 1: Faça 6 refeições ao dia. Dica: Não fique por um período longo sem se alimentar e não exagere na quantidade de alimentos colocados no seu prato.
Passo 2: Consumir carne vermelha 3 vezes na semana. Carne branca, consuma 3 vezes na semana. Dica: Dê preferência na forma de grelhado, assado e de forno.
Passo 3: Coma diariamente, pelo menos três porções de legumes e verduras, como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas. Dica: Prefira consumir as frutas durante os lanches ou na forma de sobremesa.
Passo 4: Coma feijão com arroz todos os dias, ou pelo menos 5 vezes por semana. Dica: Esse prato brasileiro é uma combinação completa de aminoácidos e bom para a saúde.
Passo 5: Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes do preparo torna estes alimentos mais saudáveis.
Passo 6: Tempere as saladas de legumes e vegetais folhosos com azeite extra.
Passo 7: Evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos recheados, biscoitos recheados, doces, sobremesas industrializada e outras guloseimas a base de açúcar refinado. Dica: Coma-os no máximo 1 vez por semana.
Passo 8: Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
Passo 9: Beber 2 a 3 litros de água por dia. Dica: Prefira consumir água nos intervalos das refeições e não durante as refeições.
Passo 10: Para completar insira na sua rotina a prática de pelo menos 45 minutos de atividade física todos os dias, elimine as bebidas alcoólicas, o fumo e tenha 8h de sono.
Além dessas orientações, houve sessões de massagens e dinâmicas do Semáforo da Alimentação, e das Frutas. Segundo a nutricionista do SND, Michele Carneiro, o objetivo da ação, que contou com a participação de estudantes de Nutrição- foi levar orientação nutricional para os acompanhantes e pacientes, visando conscientizar sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, para terem uma vida com mais saúde.
"Quanto mais informações e conhecimentos sobre hábitos alimentares saudáveis, mais pessoas poderão optar por alimentos que poderão repercutir na saúde, e desta forma, poderão viver com mais qualidade de vida. Pequenas mudanças nos hábitos diários podem fazer grande diferença na prevenção de doenças e na promoção da saúde" destacou a nutricionista.
A acompanhante Núbia Ravena de Assunção, do município de Ourém, nordeste paraense, participou do evento e destacou sobre a importância da ação, para orientar sobre alimentação saudável e equilibrada, como um passo essencial para garantir uma vida saudável. "É muito importante orientar as pessoas quanto a terem hábitos alimentares saudáveis, pois sabemos que hábitos alimentares não saudáveis causam doenças, como os problemas renais, pressão alta, obesidade, entre outros problemas de saúde. Precisamos ter cuidado com a nossa alimentação, pois a nossa saúde também depende dela", disse.
Para a analista de Humanização, Watuzi Rebelo, o Dia Mundial da Saúde e da Alimentação surgiu para promover a criação de políticas públicas que garanta acesso à alimentação de qualidade, mas também para desmitificar algumas informações. "Precisamos desmistificar a ideia de que uma alimentação saudável é restritiva. Para isso, precisamos educar sobre saúde e nutrição, como uma forma de prevenir doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. É essencial que as pessoas procurem incorporar práticas mais saudáveis ao seu dia a dia, já que quando cuidamos da alimentação, cuidamos também da nossa saude. Foi essa a mensagem que deixamos aos pacientes e acompanhantes, com a nossa ação", ressaltou a socióloga.
Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) funciona em regime de plantão 24 horas, para atendimento de urgência e emergência. A unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em Belém e região metropolitana, e é referência estadual em cirurgia geral, pediátrica, vascular e torácica.
O PS estadual fica na avenida Augusto Montenegro, s/n, no bairro Parque Verde, e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Joelza Silva (Ascom PSRM)